Os leitores da Gazeta do Sul vivenciam um mês de fevereiro com amplo conteúdo direcionado ao tema do tabaco. É uma circunstância que decorre da sobreposição de eventos e iniciativas identificados com essa cadeia produtiva, que constitui a grande base da economia na região, e, nunca é demais mencionar, é o segundo principal produto na balança comercial do Rio Grande do Sul. Por tradição, em fevereiro a Gazeta promove a sua Expedição Os Caminhos do Tabaco, na qual equipe visita os três estados do Sul a fim de dimensionar a importância dessa cultura. E em 2024 houve ainda a realização, no mesmo mês, da 10a Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco e a 3a Reunião das Partes (MOP-3) do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Produtos de Tabaco, ambas no Panamá.
Nas duas últimas semanas, realizamos a cobertura diária desse dois eventos. Em página diária, os debates foram atualizados na Gazeta do Sul, bem como em conteúdos no Portal Gaz, a plataforma digital da Gazeta; em boletins na Rádio Gazeta FM 107,9, na Rádio Gazeta FM 98,1, de Sobradinho; e na Rádio Rio Pardo FM 103,5, e ainda no jornal Gazeta da Serra, de Sobradinho. Nesta edição, complementamos o noticiário com uma reportagem especial na qual propomos questões para reflexão em torno da COP e igualmente em torno da MOP.
LEIA TAMBÉM: Direto (do lado de fora) da COP
Publicidade
Se a Convenção-Quadro, assim, está concluída, e desse modo a cobertura internacional, justamente neste domingo o bastão das demandas associadas a tabaco é passado a uma nova equipe de profissionais da Gazeta. No domingo à tarde, uma comitiva inicia viagem que se estenderá ao longo de toda a semana e percorrerá áreas identificadas com o cultivo dessas folhas nos três estados do Sul.
A expedição permitirá a leitores, internautas e ouvintes uma vez mais acompanhar o que de mais significativo está sendo adotado em tecnologias nas pequenas propriedades rurais. É uma conjuntura de produção que coloca o Brasil na vanguarda absoluta com a colheita dos melhores tabacos encontráveis no planeta. Não por acaso, há mais de três décadas o País lidera absoluto o ranking dos maiores exportadores dessas folhas, que têm como destino mais de uma centena de países.
Essas duas iniciativas editoriais da Gazeta de certa forma se unem, para motivar uma reflexão mais ampla sobre a importância do tabaco na economia e também no universo cultural. Enquanto na COP delegações de países discutiram o consumo de cigarros no mundo, no Sul do Brasil mais de 130 mil famílias estão intensamente envolvidas com a produção de folhas que, independentemente e acima de tudo, têm ampla procura e apresentam muita liquidez. Enquanto houve consumo e demanda, haverá quem esteja disposto a produzir. Bom final de semana!
Publicidade
LEIA OUTROS TEXTOS DE ROMAR BELING
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade