Um levantamento divulgado pela coordenadora do Samu de Santa Cruz do Sul, Simone Werlang, mostrou que 5.205 ocorrências de saúde foram atendidas no município no ano passado. Em 2022, o número de chamados para o 192 foi de 4.949. A maioria dos atendimentos, conforme Simone, foram de socorros clínicos em turno diurno, de pacientes com idade entre 50 a 70 anos. Os chamados foram originados em suas residências e tiveram como destino o Pronto Atendimento do Hospital Santa Cruz.
Simone disse que os chamados pediátricos se mantiveram em baixa no ano passado, o que demonstra o trabalho em rede que o município tem. “É a cultura do pronto-atendimento, como o Centro Materno Infantil, que absorve muito essa demanda”, afirmou. Além disso, com a expansão dos atendimentos intermunicipais, o suporte avançado da UTI Móvel fa muitas transferências de pacientes.
LEIA TAMBÉM: Bairros de Santa Cruz receberão aplicação de larvicida; veja cronograma
Publicidade
Segundo a coordenadora, o serviço segue em constante atualização para prestar um ótimo atendimento. Em relação à ocorrência de trotes, muito comum em serviços públicos, Simone frisou que são pouco frequentes no Samu de Santa Cruz. Mas, quando ocorrem, geram uma demanda desnecessária. “É o deslocamento de uma equipe que poderia estar atendendo um caso grave, mas está à procura de um chamado inexistente”, salientou.
A equipe
A frota do Samu conta com uma ambulância de suporte básico, uma motolância e uma ambulância de suporte avançado. O serviço dispõe de uma equipe de 30 profissionais concursados: seis enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, oito médicos, nove condutores e um profissional da higienização. A equipe médica tem uma escala completada com o auxílio de uma empresa. Entre os técnicos, dois servidores atuam no suporte básico e na motolância.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙