Foi emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) um alerta laranja, sinalizando perigo de tempestade em grande parte do Rio Grande do Sul, incluindo todo o Vale do Rio Pardo, entre as 10 horas desta terça-feira, 13, até as 10 horas de quarta, 14.
Segundo o órgão, há possibilidade de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia; ventos intensos, entre 60 e 100 quilômetros por hora; e queda de granizo. O alerta também inclui outras regiões do Estado, como o Noroeste, Centro-ocidental, Sudoeste, Metropolitana, Nordeste, e Litoral Norte.
LEIA TAMBÉM: Veja a previsão do tempo para a semana segundo a MetSul
Publicidade
O Inmet também adverte para o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Em caso de rajadas de vento, o órgão orienta que as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também deve se evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligar aparelhos elétricos e quadro geral de energia também é uma medida de prevenção sugerida.
A precipitação alertada pelo órgão é semelhante ao que foi registrado no temporal de 16 de janeiro, que causou estragos na região e deixou diversas localidades sem luz. Naquele dia, foram contabilizados 58 milímetros de chuva no Centro de Santa Cruz do Sul. Porém, na ocasião, a quantidade foi registrada em um período mais curto de tempo, chegando a contabilizar 123 milímetros por hora.
O alerta vem logo após os primeiros deias de fevereiro terem sido marcados como a quinzena mais seca de Santa Cruz do Sul desde dezembro de 2021.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade