Apesar do El Niño ainda estar forte, a chuva é escassa neste mês de fevereiro em Santa Cruz. O fenômeno, responsável pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico, provoca aumento da precipitação no sul do país. No entanto, não é o que se percebe no segundo mês do ano. Dados da estação de meteorologia da Gazeta Grupo de Comunicações mostram que choveu apenas 1,5 milímetro no Centro de Santa Cruz desde o dia 1º. Essa é a quinzena mais seca no município desde o início de dezembro de 2021. Naquele período, não houve acumulado de precipitação na zona urbana.
LEIA MAIS: Sensação térmica passa dos 50 graus em Santa Cruz do Sul
Mesmo nos demais meses, quando o La Niña resfriou as águas do Pacífico e reduziu a chuva na região, não tinha ocorrido tão pouca instabilidade quanto agora. A média histórica para fevereiro é de 119 milímetros. O segundo mês do ano com menor quantidade de precipitação em Santa Cruz foi em 1926, quando foram registrados apenas 13,7 milímetros no Centro.
Publicidade
Região tem o dia mais quente do ano
O sistema que trouxe calor extremo e sensação de muito abafamento no Vale do Rio Pardo fez com que a região registrasse o dia mais quente de 2024 até agora. Na tarde dessa segunda-feira, uma estação automática no município de Rio Pardo apontou 40,8ºC. Em Santa Cruz também fez muito calor, com os termômetros atingindo 39,4ºC. Por causa da alta umidade no ar, a sensação térmica na zona urbana chegou a superar a casa dos 50ºC.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade