Passadas quase duas semanas, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul vem normalizando os serviços atingidos pelo ataque cibernético sofrido na noite de 24 de janeiro. O trabalho ocorre, inclusive, aos finais de semana e está a cargo do Setor de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria de Planejamento e Governança.
Os primeiros sinais da invasão da rede de informática foram notados na manhã do dia seguinte. Milhões de arquivos – cerca de 8 terabytes – foram criptografados, impedindo acesso às informações neles contidas. Conforme Cristiano Fischborn, coordenador do Setor de TI, trata-se de um caso complexo, em que não existe uma regra que se aplique a todas as situações.
RELEMBRE: Prefeitura de Santa Cruz é alvo de ataque cibernético
Publicidade
A Prefeitura de Santa Cruz do Sul sofreu um ataque por Ransomware, técnica em que um programa se utiliza de um vírus para criptografar – fazendo um “embaralhamento digital” de informações – todos os diretórios a que tiver acesso. A forma como isso aconteceu ainda está sendo investigada. Entretanto, é possível que tenha ocorrido através de uma máquina infectada de diversas formas, até mesmo a partir da abertura de um arquivo recebido por e-mail, informou a Prefeitura.
LEIA TAMBÉM: Fiéis pedem proteção para Nossa Senhora de Lourdes em Santa Cruz
Ao tentar abrir arquivos criptografados, confirmou-se o ataque: uma mensagem solicitava pagamento em bitcoins para tornar as informações acessíveis novamente e indicava um e-mail para contato. A Prefeitura ignorou o recado e passou a trabalhar para restabelecer a normalidade dos sistemas, ao mesmo tempo em que registrou ocorrência policial referente ao caso.
Publicidade
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade