Durante a entrevista à Rádio Gazeta 107,9 FM, o titular da Secretaria Estadual de Parcerias e Concessões (Separ), Pedro Capeluppi, fez uma avaliação dos trabalhos da pasta ao longo de 2023. Entre os destaques está a implementação do primeiro pedágio de fluxo livre (free flow) no Rio Grande do Sul. Localizado na ERS-122, entre Flores da Cunha e Antônio Prado, o sistema – que realiza a cobrança sem necessidade das praças – entrou em operação no dia 15 de dezembro. Em seu primeiro mês, mais de 187 mil veículos passaram pelo local.
Capeluppi destacou que a taxa de inadimplência foi de aproximadamente 12%. “É inferior ao número observado pelo governo federal na experiência na Rodovia Rio-Santos [BR-101], de 18%”, afirmou, avaliando os resultados como satisfatórios.
LEIA TAMBÉM: Estado aprova projeto de duplicação de trecho da RSC-287; veja qual
Publicidade
Com o valor de R$ 8,30 – o mesmo da antiga praça de pedágio de Flores da Cunha –, o motorista, além de não esperar na fila, pode realizar o pagamento pelo site da concessionária ou aplicativo, por Pix ou cartão de crédito. O secretário destacou que a maioria dos motoristas paga no mesmo dia da passagem pelo pórtico. “Está funcionando muito bem. A população percebeu que o processo facilita muito.”
Pedro Capeluppi também afirmou que a RSC-453, que passa por Venâncio Aires, será o segundo bloco de concessão a ter esse modelo de cobrança facilitado. Os estudos para isso, salientou, já estão em andamento. Nos próximos meses, a pasta pretende visitar as regiões para apresentar esse modelo de cobrança e explicar como se darão a implantação e funcionamento.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙