Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

ideia

Projeto de lei propõe cabeamento subterrâneo de fios de energia em Santa Cruz

Foto: Alencar da Rosa

Em Alto Boa Vista, postes de madeira acabaram inclinados pela força do vento, deixando moradores sem luz

O vereador Raul Fritsch (Republicanos) ingressou na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul com um projeto de lei que dispõe sobre a colocação subterrânea do cabeamento de fios para a transmissão de energia elétrica, telefonia, comunicação de dados, de televisão e outros. Segundo o parlamentar, a proposta vai ao encontro de mudanças que estão ocorrendo em diversas cidades do Brasil e do mundo.

“Ele visa, principalmente, garantir a segurança das pessoas, evitar a poluição visual que os fios ocasionam e fazer com que os serviços sejam prestados com qualidade”, justifica. Raul Fritsch salienta que não é razoável ver redes aéreas de fios, que, além do prejuízo estético, acarretam insegurança e contribuem para a má qualidade dos serviços, uma vez que são frequentes as interrupções decorrentes de furtos de fios, vandalismos e outros atos que afetam a fiação.

LEIA TAMBÉM: Fevereiro deve ser bem mais seco e quente do que janeiro; temperaturas vão se aproximar dos 40 graus

Publicidade

Outro ponto, segundo o vereador foram os recentes eventos climáticos que demonstraram que o cabeamento aéreo é muito frágil e não suporta as intempéries. Houve a ocorrência da falta de energia por rompimento e queda de fios, queda de postes, queda de árvores sobre a fiação, entre outros. “Isto provocou, além da falta de energia elétrica, a falta de água, a privação de importantes serviços públicos e privados. Isso tudo, causou prejuízos de milhões de reais ao setor público e privado”, salienta.

A proposta, salienta Raul Fritsch, além de evitar os prejuízos, favorece a toda população, inclusive as empresas prestadoras de serviços, que terão maior economia, pois a manutenção, o conserto e a reposição de fios nas redes subterrâneas será feita com mais segurança, agilidade e não haverá a necessidade de subir em postes e fazer outros procedimentos mais complicados, que eram necessários para ações em fios aéreos.

LEIA TAMBÉM: Fim de semana será de altas temperaturas em Santa Cruz; veja a previsão

Publicidade

O projeto deve tramitar por no mínimo duas sessões antes de estar em condições de ser votado no plenário da Câmara de Vereadores.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.