Em uma cerimônia que vai ficar marcada, especialmente, na história de Sobradinho e Região Centro Serra, o conterrâneo Adolfo José Brito, deputado estadual pelo Progressistas, foi empossado, na tarde desta quarta-feira, 31 de janeiro, presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. O período à frente do Poder Legislativo Estadual será de um ano.
LEIA TAMBÉM: Adolfo Brito é empossado como presidente da Assembleia Legislativa
Na ocasião, foi eleita por unanimidade a chapa única da Mesa Diretora, onde, junto com o presidente Adolfo Brito, os demais titulares são: 1º vice-presidente, Paparico Bacchi (PL); 2º vice-presidente, Eliana Bayer (Republicanos); 1º secretário, Pepe Vargas (PT); 2º secretário, Vilmar Zanchin (MDB); 3º secretário, Luiz Marenco (PDT); 4º secretário, Dr. Thiago Duarte (União Brasil). Já os suplentes de secretário são Issur Koch (PP); Delegada Nadine (PSDB); Gaúcho da Geral (PSD); e Elton Weber (PSD).
Publicidade
Segundo o Regimento Interno da Casa, a Mesa Diretora é eleita para um período de dois anos. No entanto, um acordo pluripartidário vem garantindo um revezamento das quatro maiores bancadas na presidência da ALRS ao longo da legislatura, uma a cada ano, o que é possível graças à renúncia da Mesa ao fim do primeiro ano de cada biênio.
LEIA TAMBÉM: O que Adolfo Brito planeja no comando da Assembleia Legislativa
Adolfo José Brito nasceu em 30 de maio de 1950, no interior do distrito de Segredo, então município de Sobradinho. Filho de Leopoldo Brito e Maria Rodrigues Brito, teve infância e juventude marcadas por desafios e simplicidade. Auxiliou os pais no trabalho em olaria, foi engraxate, entregador de pacotes e jornais, carregador de malas, vendedor de frutas, até ingressar na função de radialista, a qual deu início em 1971 e segue até hoje.
Publicidade
Concorreu a um cargo político pela primeira vez em 1978, quando ficou na suplência de vereador em Sobradinho. Na eleição municipal seguinte, em 1982, conquistou uma vaga no Legislativo Municipal, em mandato de seis anos. Em 1988 venceu a eleição majoritária, tornando-se prefeito de Sobradinho.
LEIA TAMBÉM: De engraxate a presidente do Legislativo Estadual, um sobradinhense: Adolfo José Brito
A entrada no Legislativo Estadual ocorreu em 1995, após receber mais de 28 mil votos nas eleições de 1994. No decorrer das décadas, foi reeleito para todos os mandatos subsequentes, em 1998, 2002, 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Em janeiro de 2023 ingressou, portanto, em seu oitavo mandato como deputado estadual, sendo decano na Assembleia. 2024 marca o seu 29º ano consecutivo na ‘casa do povo’.
Publicidade
Em seu discurso de posse como presidente da Assembleia, o deputado Adolfo Brito apresentou o tema que será prioridade em sua gestão, a reservação de água, irrigação e piscicultura. O parlamentar agradeceu a presença de todos e emocionou-se em mais de uma oportunidade.
Durante a solenidade, a execução dos hinos ficou sob responsabilidade do Coral Luz, de Sobradinho, e do Coral Municipal de Arroio do Tigre.
Estiveram presentes na cerimônia no Plenário 20 de Setembro, diversas autoridades, entre as quais o governador Eduardo Leite e o vice-governador Gabriel Souza, convidados, representantes de veículos de comunicação e familiares. Brito é casado com Astrid e pai de Cristiane (in memoriam), Luciane, Leandro e Lucas.
Publicidade
Na próxima edição do Jornal Gazeta da Serra você confere a cobertura completa da cerimônia em Porto Alegre.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!
Publicidade