Os dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego mostram que o Vale do Rio Pardo encerrou 2023 com um saldo positivo de 1.394 vagas. Foram 61.209 admissões e 59.815 desligamentos. Todos os setores fecharam o ano com saldo positivo, mas o destaque é o setor de Serviços, com 726 postos de trabalho, e o Comércio, com 261 vagas.
Polo regional, Santa Cruz do Sul foi responsável por mais de um terço das vagas. Entre janeiro e dezembro, o município teve 31.749 admissões e 31.012 demissões, um saldo de 737. Destas, quase a metade é da Indústria, com destaque para metalmecânica, fumageira e alimentícia, com 333. O único setor a registrar saldo negativo foi o Comércio, com fechamento de 30 vagas.
LEIA TAMBÉM: Adolfo Brito é empossado como presidente da Assembleia Legislativa
Publicidade
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, César Cechinato, os números mostram que Santa Cruz continua expandindo os postos de trabalho e os setores apresentam boa recuperação pós-pandemia. No caso do Comércio, entende que alguns segmentos demonstram um deslocamento dos canais de compra.
Outro destaque regional é Vera Cruz. Com 3.529 admissões e 3.283 rescisões, o município teve saldo de 246, o segundo melhor resultado da região. Comércio, Serviços e Indústria tiveram saldo semelhante e apenas a Agropecuária foi negativa. Para o prefeito Gilson Becker, o desfecho é consequência da atração de empresas e o investimento em ampliação das já existentes. “Reflete o desenvolvimento econômico da nossa cidade e que acarreta a geração de novos empregos.”
Segunda maior cidade da região, Venâncio Aires também terminou 2023 com saldo positivo, mas muito mais modesto. Foram 15.140 admissões e 15.055 desligamentos, um acumulado de 85 empregos formais. Ao contrário de Santa Cruz, a Capital do Chimarrão destacou-se apenas com o setor de Serviços, responsável por abrir 177 postos de trabalho. A Construção encerrou com resultado positivo de 4, enquanto todos os demais setores tiveram saldo negativo, com ênfase para o Comércio, que fechou 81 vagas.
Publicidade
Em nível estadual, os setores de Serviços e Comércio novamente mostraram sua força e foram responsáveis por quase que a totalidade do saldo positivo de 47.395 vagas criadas em 2023, no Rio Grande do Sul. A Indústria, por outro lado, continua enfrentando muitas dificuldades e foi responsável pelo fechamento de 7.501 postos de trabalho. Desse total, 6.015 (80%) saíram das empresas de transformação.
Positivo, mas inferior
Apesar de novamente positiva, a criação de postos de trabalho teve uma significativa desaceleração no comparativo com 2022, ano que terminou com saldo positivo de 3.987 vagas nos 14 municípios do Vale do Rio Pardo. A redução é de 65%, com quedas expressivas nos Serviços e, principalmente, na Indústria. Em 2022, o setor havia fechado com saldo de 1.265 vagas, enquanto no ano passado foram apenas 184, uma redução de 85%. Nos Serviços, a baixa foi de 54%, de 1.605 para 726.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙