O dia 2 de outubro de 2023 foi histórico para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e para o deputado Adolfo José Brito (PP). Com 28 mil votos, o parlamentar nascido em Sobradinho conquistou o seu oitavo mandato em sequência. Tornou-se o parlamentar mais antigo da Casa e, agora, está diante de mais um momento marcante em sua vida: no dia 31 de janeiro, assumirá a presidência da AL.
O político estabeleceu um foco para o seu período à frente do Legislativo. Colocará em debate a busca de soluções para incentivar a irrigação e a reservação de água, como forma de incrementar o agronegócio. A pauta não é novidade em sua carreira, pois costuma defender os interesses da agricultura familiar. O conhecimento formado a partir do contato com os eleitores e a experiência adquirida no exterior fazem com que acredite em maior produção e produtividade.
LEIA MAIS: O que Adolfo Brito planeja no comando da Assembleia Legislativa
Publicidade
Na área da fumicultura, Brito ressalta o fato de que estava na presidência da Comissão da Agricultura da Assembleia quando foi aprovado o projeto que prevê a classificação do tabaco na propriedade.
Com essa identificação com o meio rural e com a ideia municipalista, adquirida com a experiência como vereador e prefeito de Sobradinho, Brito já teve a possibilidade de assumir o comando da Assembleia, mas, por problemas de saúde, foi orientado a não entrar na disputa. Assumirá, agora, com a ciência de que não será um ano fácil, pois haverá período eleitoral e muitos dos deputados têm interesse em prestar apoio aos candidatos de seus partidos, em suas bases eleitorais.
Brito sabe que o País vive um período de polarização política exacerbada, mas entende que isso pode ficar restrito às campanhas em cada município, sem interferir no dia a dia do Legislativo. Dessa forma, reforça o bom fluxo que tem nas diferentes linhas ideológicas e nos partidos, assim como em todos os poderes, como ponto positivo para alcançar o intento de chegar ao fim do mandato com algo a entregar para a sociedade gaúcha.
LEIA MAIS: De engraxate a presidente do Legislativo Estadual, um sobradinhense: Adolfo José Brito
Publicidade
Adolfo José Brito também conduz há mais de duas décadas o programa Agenda Regional na Rádio Gazeta FM 98,1, de Sobradinho, aos sábados pela manhã, das 6h15 às 9h15, em parceria com o também comunicador Adriano Setti.
A posse na presidência será no dia 31 de janeiro, quando devem comparecer o governador Eduardo Leite (PSDB) e representantes do Poder Judiciário, secretários estaduais, integrantes do Tribunal de Contas do Estado, do Ministério Público e entidades como a Fetag e a Farsul. Também fez questão de convidar prefeitos e vereadores.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙