Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

HISTÓRIA E CULTURA

Rio Pardo inclui educação étnico-racial nas escolas

Material pedagógico entregue faz parte do Projeto Cantinho da Leitura, viabilizado com a Lei Rouanet

O ano de 2023 marcou a criação da Equipe Técnica Permanente Responsável pela Educação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino da História e da Cultura Africana em Rio Pardo. O objetivo do grupo é orientar a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras.

Durante o ano, a equipe técnica realizou várias ações pedagógicas importantes junto às escolas e comunidade. No mês de maio, o setor pedagógico da Secretaria de Educação, juntamente com o secretário de Educação, Tiago Melo, fez visita técnica na Comunidade Quilombola Rincão do Negros. Na ocasião, a presidente Joelita Davi apresentou o percurso da comunidade e as ações em relação à busca pela preservação da identidade cultural afro-brasileira do grupo quilombola.

LEIA TAMBÉM: Eventos lembrarão combate contra intolerância religiosa

Publicidade

O município de Rio Pardo, por meio da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Tio Patinhas e Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Clemente Carlos Matte, foi contemplado com a Biblioteca Afro-indígena, que contém livros e bonecos dos personagens das histórias. O material pedagógico entregue faz parte do Projeto Cantinho da Leitura, viabilizado com a Lei Rouanet e patrocinado pela empresa CMPC.

No mês de agosto, a Secretaria de Educação realizou o 1º Encontro das Relações Étnico-Racial para professores multiplicadores da rede municipal. O objetivo da formação foi instrumentar os educadores em relação ao que orientam as leis sobre a obrigatoriedade das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras.

LEIA TAMBÉM: Sessão festiva homenageia Pai Oxóssi neste sábado em Santa Cruz

Publicidade

A formação foi um marco para os professores que participaram, pois tiveram a oportunidade de compreender a importância de organizar diferentes possibilidades pedagógicas de reflexão, novos olhares e quebra de paradigmas no que diz respeito a determinada temática.

No encontro os professores tiveram formação com palestrantes renomados na temática da educação étnico-racial, bem como apresentação de relatos das ações pedagógicas na Emef Clemente Carlos Matte, Emef Olavo Bilac e Emei Tio Patinhas.

Metas

Para este ano, a Equipe Técnica Permanente Responsável pela Educação das Relações Étnico-Raciais pretende dar continuidade ao trabalho que foi iniciado em 2023. E pretende aprofundar ainda mais ações de formação continuada para os profissionais da educação, bem como realizar atividades pedagógicas ainda mais desafiadoras e potentes na rede municipal de ensino.

Publicidade

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.