Uma década depois de identificada pela primeira vez, a situação que envolve o limite entre os dois principais municípios da região continua. Diversos pontos no entorno da localidade de Linha Seival, no papel, fazem parte de Venâncio Aires, embora estejam no território de Santa Cruz do Sul. São cerca de 500 pessoas nessa situação.
Até a definição do limite de todos os municípios gaúchos, realizada pelo governo do Estado em 1944, o local constaria como parte de Santa Cruz, mas depois foi incluído no território de Venâncio Aires. Nos últimos meses, a Prefeitura de Santa Cruz iniciou um trabalho de verificação sobre quais seriam os verdadeiros limites com a Capital do Chimarrão.
LEIA MAIS: Santa Cruz e Venâncio Aires avançam em debate sobre correção de divisas
Publicidade
“Não é um processo fácil, envolve um serviço bem complexo. Para se ter ideia, naquela região nós temos 150 propriedades cadastradas. Então tem que fazer um levantamento bem extenso. Várias propriedades, vários lotes, diversos proprietários que tem que entrar em contato, fazer o levantamento nas áreas. Então, a equipe tem que se deslocar, e esse deslocamento é feito semanalmente, para poder conjugar com o restante dos trabalhos feitos pela equipe de topografia da Secretaria. Já está bem avançado”, detalhou a secretária de Planejamento de Santa Cruz, Karianne Pacheco.
Após a conclusão dessa etapa, vão ocorrer reuniões para apresentação dos dados e mapas entre os dois municípios. Tanto Santa Cruz quando Venâncio Aires precisam aprovar as alterações. Em seguida, um projeto revisando o limite vai ser encaminhado para as duas Câmaras de Vereadores. Somente depois dessa fase é que a proposta de ajuste vai para a Assembleia Legislativa. É o parlamento gaúcho que precisa, em última instância, aprovar as mudanças.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙