Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SANTAFOLIA 2024

Avançam os preparativos para o Carnaval em Santa Cruz; veja a temática de cada escola

Foto: Bruno Pedry/Banco de Imagens

Avançam os preparativos para o Carnaval em Santa Cruz; veja a temática de cada escola

Contagem regressiva para a folia: a edição de 2024 deve consolidar retorno dos desfiles carnavalescos às ruas de Santa Cruz do Sul

Faltando menos de um mês para o início da folia, Prefeitura e entidades estão em meio aos preparativos para garantir que tudo saia conforme o planejado no Carnaval 2024. O calendário de eventos será extenso no município e começará com o já tradicional Bailinho da Borges, marcado para o dia 3 de fevereiro. O desfile das escolas de samba também está confirmado e será realizado na Rua Marechal Floriano no dia 17 de fevereiro, com participação de Acadêmicos do União, Imperatriz do Sol, Império da Zona Norte, Imperadores do Ritmo e Unidos de Santa Cruz.

LEIA TAMBÉM: Quando vai ser o Carnaval em 2024? Entenda como é definida a data

Segundo o presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Santa Cruz do Sul (Aecscs), Cristiano Calixto, que também é presidente da Imperatriz do Sol, a instituição está implantando um novo modelo de Carnaval no município. A primeira iniciativa foi reunir as escolas, que estavam dispersas, e recuperar junto à comunidade o interesse pela festa. Ele adiantou que há negociações para que as escolas tenham no mínimo um carro alegórico e haverá jurados e premiação para as três primeiras colocadas.

Publicidade

Já sobre o Bailinho da Borges, um dos organizadores do evento, Rafael Tombini, concedeu entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 na manhã de quinta-feira. Segundo ele, os preparativos estão “a mil” e exigem dedicação 24 horas por dia, mas tudo está dentro da normalidade. Ao falar sobre novidades, Tombini revelou que alguns ajustes pontuais precisaram ser feitos. Um deles é a existência de dois palcos, um no lugar tradicional, na esquina da Rua Borges de Medeiros com a Rua Marechal Deodoro, e outro, novo, nas escadarias do Palacinho, na Praça da Bandeira.

Bailinho da Borges pretende superar as 30 mil pessoas registradas na edição de 2023 | Foto: Albus Produtora

Entre os shows já confirmados estão a banda de Edinho Nascimento e a N’Band, de Neuri Putz-ke. “Ainda estamos na expectativa pela Banda Bébe, que é um conjunto de sopro e percussão de Rio Pardo”, adiantou. Haverá ainda um cortejo da Praça da Bandeira até o palco principal, com participação da corte do Carnaval e de blocos. O início está marcado para as 17 horas e o término para 1 hora da madrugada. Em 2023, conforme a estimativa da Brigada Militar, o bailinho reuniu cerca de 30 mil pessoas e a expectativa é de que esse número seja superado em 2024.

LEIA TAMBÉM: “Consolidou Santa Cruz como um dos grandes polos de Carnaval de rua”, diz organizador sobre Bailinho da Borges

Publicidade

Segundo o secretário municipal de Cultura, Marcelo Corá, o trabalho junto às escolas ocorre desde o segundo semestre do ano passado. Ele lembra que a Câmara de Vereadores aprovou um repasse de R$ 300 mil da Prefeitura para as instituições. Desse montante, R$ 150 mil já haviam sido repassados em 2023 para facilitar a organização, e o restante será liberado até o fim deste mês. A responsabilidade pela divisão é da Aecscs.

Corá adianta que será um evento ainda mais alegre e encantador para crianças e adultos. Ele lembra que, além do bailinho, o Santa Folia 2024 terá programação em três sábados consecutivos, com trio elétrico passando pela Marechal Floriano no dia 10 de fevereiro, bem ao estilo Carnaval de Salvador, e o desfile das escolas no dia 17. “No mês do Carnaval, a cidade vai viver essa folia. O Santa Folia é para todos que curtem a festa mais famosa e popular do País.”

Colaborou Ronaldo Falkenback

Publicidade

Veja a temática de cada escola de samba

Acadêmicos do União – Com o trabalho coordenado pelo carnavalesco Gerônimo Mendes, a Acadêmicos do União terá como enredo “Do pecado original à redenção no Carnaval”. A escola vai levar à Marechal Floriano uma viagem pelos sete pecados capitais, com alas retratando luxúria, gula, avareza, ira, inveja, preguiça e soberba. Tudo isso de uma maneira animada e descontraída, como pede o Carnaval. Segundo a vice-presidente Cíntia Luz, o grande objetivo é levar cultura, alegria e samba. “As expectativas são as melhores possíveis, e esperamos fazer um Carnaval do tamanho que a comunidade quer e merece.”

Império da Zona Norte – A Império da Zona Norte terá como temática o bicentenário da imigração germânica no Brasil, que será comemorado em 25 de julho de 2024. O enredo é “A chegada de um povo trabalhador, seus costumes, fé e alegria nessas terras”. O samba-enredo foi gravado na quarta-feira e os desfiles começaram na sexta, em frente ao Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. De acordo com a presidente Marli Câmara, a escola buscou novas pessoas para compor as alas. “Estamos renovando e buscando integrantes na comunidade santa-cruzense, valorizando nossa cidade e os seus cidadãos.”

Imperatriz do Sol – O futebol de várzea será o tema da Imperatriz do Sol, com um samba-enredo em homenagem à Liga de Integração do Futebol Amador de Santa Cruz do Sul (Lifasc). Conforme o presidente Cristiano Calixto, o objetivo é contar a história da entidade e de clubes e atletas. “Estamos preparando um Carnaval muito lindo para a comunidade, cheio de brilho e cores.” Ele ressalta a importância da retomada dos desfiles na Marechal Floriano para aproximar e inserir a população no espírito do Carnaval.

Publicidade

LEIA MAIS: Santa Cruz elege corte do Carnaval 2024

Unidos de Santa Cruz – Sob a batuta do carnavalesco e cenógrafo Sérgio Ávila, a Unidos de Santa Cruz levará às ruas o tema “A magia do Baobá, a árvore da vida e sua ancestralidade”. Conforme a presidente Fernanda Cristina dos Santos, a escola trabalha com materiais alternativos devido ao alto custo dos artefatos de Carnaval. “O Sérgio é um gênio criativo, montamos um grupo e estamos confeccionando conforme as orientações dele”, detalha. Os ensaios começaram na sexta-feira e também serão dentro do Parque da Oktoberfest, ao lado da Bierhaus

Imperadores do Ritmo – “Um levante vermelho e branco” é o tema da Imperadores do Ritmo, que retratará o movimento sindical no Brasil e terá como gancho atos de coragem que marcaram a formação e história do País. Os setores representarão o período das grandes navegações, formação do Brasil, heróis que mudaram o curso da história e a luta dos trabalhadores por direitos. “Vamos finalizar o desfile com uma grande homenagem ao movimento sindical e para aqueles que tiveram a coragem de ir às ruas lutar por seus ideais”, diz o presidente Edinei Martins.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.