Após o caso de uma mulher de Candelária que morreu após receber uma descarga elétrica enquanto cortava a grama do pátio da residência, o assunto ganhou destaque nas redes sociais e foi motivo de dúvidas e discussões entre os leitores. Para explicar em detalhes os cuidados e pontos de atenção ao usar cortadores e aparadores de grama elétricos, a Gazeta do Sul ouviu o engenheiro eletricista Fabiano Ferreira, gestor do setor de Engenharia e professor do departamento de Engenharia da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
RELEMBRE: Mulher morre ao levar choque enquanto cortava grama em Candelária
O primeiro ponto abordado pelo especialista diz respeito à tomada, que deve ter potência compatível com a exigida pelo equipamento. Caso não seja, a orientação é proceder com a troca, que deve ser feita por um eletricista. Outro item muito usado nesse processo são as extensões, que devem ser certificadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Sempre verifique o estado de conservação. A extensão deve estar íntegra e em boas condições gerais”, acrescenta.
Publicidade
Ferreira afirma que as extensões devem ter capacidade compatível com a exigida pelo equipamento ao qual serão ligadas. Por se tratar de um fio energizado, o operador deve ter atenção redobrada durante a atividade para evitar acidentes como o que vitimou a moradora de Candelária, em setembro. “Jamais mova o cortador próximo ou sobre o fio”, enfatiza.
Os equipamentos de proteção individual (EPIs) também não devem ser ignorados, como luvas, óculos, protetor auricular, calçado fechado e roupas adequadas, que cubram as pernas e os braços. Além disso, observar o clima é fundamental.
“Jamais utilize o cortador em lugares úmidos, molhados ou durante a chuva”, ressalta. Assim, se o gramado estiver úmido ou molhado, seja do sereno, de irrigação ou chuva, é preciso esperar que ele fique seco antes de proceder com o corte. Ferreira orienta ainda a prestar atenção no entorno e evitar o uso próximo de pessoas e animais.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Saiba quando fazer a troca ou limpeza do filtro do ar-condicionado
Em uma situação de acidente que ocasiona choque elétrico no operador, o engenheiro eletricista alerta que de forma alguma se deve encostar no indivíduo ou na máquina. “Isso pode fazer com que a pessoa que está prestando auxílio também receba a descarga”.
O primeiro passo, salienta, é desligar a fonte de energia. Isso pode ser feito retirando da tomada ou desligando o disjuntor geral da residência. Depois, quem estiver auxiliando deve acionar o serviço de emergência e verificar se a vítima está consciente e respirando.
Publicidade
Orientações gerais:
- Verificar a capacidade da tomada e da extensão.
- Usar equipamentos de proteção individual.
- Nunca usar o cortador em terreno úmido, molhado ou durante a chuva.
- Ter atenção redobrada com a posição do fio e não operar o cortador próximo ou sobre ele.
- Não operar o equipamento próximo de pessoas e animais.
- Em caso de acidente, quem prestar auxílio deve desligar a fonte de energia e acionar a emergência.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade