O centro de Passo do Sobrado ficou lotado na noite de sábado, 6, para o já tradicional Encontro de Terno de Reis. O evento, que ocorre desde 1992, ano em que o município foi emancipado, contou com a apresentação de oito grupos em um palco montado na Praça da Emancipação, em frente à Câmara de Vereadores.
Com as tradicionais canções que ultrapassam gerações, os grupos encantaram as famílias, que levaram cadeiras para se acomodar na rua fechada. A abertura ficou por conta do grupo Estrela Dalva, de Vera Cruz. Liderados pela gaiteira Alcenira, os músicos, caracterizados como os reis magos, animaram o público.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: tradição da bênção do Terno de Reis é mantida em Santa Cruz do Sul
Publicidade
Além de Passo do Sobrado e Vera Cruz, grupos de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Rio Pardo também se apresentaram. Uma das atrações mais aplaudidas foi o grupo Os Mensageiros da Paz, da localidade de Cerro da Boa Esperança, no interior de Passo do Sobrado.
Formado por três meninos, mostrou que a nova geração quer manter viva a tradição do Terno de Reis. Os irmãos Handriel, de 8 anos, e Hemanuell, de 11, junto do amigo Michel, de 9, acompanhados da mãe dos dois primeiros, Alice Severo, 28, animaram o público. “Viemos hoje na apresentação e também saímos com eles pelas casas em Passo do Sobrado e Vale Verde, cantando o Terno de Reis. Muitas pessoas nos mandam mensagens e pedem para levarmos as crianças para que se apresentem nas residências deles”, disse Alice.
LEIA TAMBÉM: ‘Oh de casa, nobre gente’: você conhece a tradição do Terno de Reis?
Publicidade
O marido dela, Éberson Rodrigues, de 32 anos, falou do incentivo à música desde cedo. “É muito importante. Sempre incentivamos, levamos para fazer curso e se apresentarem. Música faz bem”, disse o pai dos dois meninos, que tocam gaita e violão.
Tradição
Conforme a coordenadora de cultura da Prefeitura, Tatiane Thiesen, o Terno de Reis em Passo do Sobrado é uma tradição. “As famílias acreditam que depois do Terno de Reis, elas ficam abençoadas para seguir o ano”, disse ela, que foi a apresentadora do evento.
LEIA TAMBÉM: Tradições de Natal que são passadas de geração em geração
Publicidade
Presente no encontro, o prefeito Edgar Thiesen salientou a importância de manter viva a tradição. “É um evento que acontece desde 1992. Neste ano, resolvemos incrementar, colocando uma feira com produtores e artesãos locais, além do sorteio da promoção Compre Aqui, Ganhe Aqui, que distribuiu prêmios aos consumidores locais, e ainda a grande queima de fogos ao final. Com certeza, é um evento que marca um bom início de ano no nosso município.”
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade