Venha! Aceite este convite especial para o lançamento do Movimento Cinturão Verde 30 anos. Chegue como puder e quiser. O importante é vir do seu jeito, consciente de que você é importante na construção de uma Cidade Ambiental melhor para todas as criaturas.
Descarregue! Provavelmente você, como todos nós, suporte ressentimentos, culpas, mágoas e incertezas. Olhe para essas “mochilas” pronto para tirá-las dos ombros. Não para desconhecê-las e ignorá-las, mas para, criticamente, se fazer “leve”, ao modo de quem se dispõe a ir longe, apesar das dificuldades. Que nossos erros e desacertos não nos inibam, mas impulsionem virtuosamente.
Ouça! O convite vem da biodiversidade. São as plantas e os animais, a geologia e o frágil equilíbrio das encostas, o ar oxigenante e as águas purificadoras, as pessoas que o conhecem e as que gostariam de ser por você encontradas, que acenam para que venha.
Publicidade
Oferte! Que suas ideias e sugestões cheguem junto com você. Agregue ações e propósitos. O convite não é para um programa fechado, já todo abotoado, mas para a participação ativa. Quem sabe, não surja de você uma proposição que até agora ninguém imaginou? Se vamos trabalhar com metodologia também o faremos com criatividade, agilidade cuidadosa e corresponsabilidade. A espontaneidade se faz parceira da empatia mobilizadora.
Pulse! Por certo você percebe o quanto o Cinturão Verde já foi agredido e com ele todo ambiente de entorno e também, em alguma medida, o planeta, até porque como já dizem há muito, “quando uma borboleta bate suas asas aqui, os ventos se movem lá”. Justamente por estarmos cientes de que poderíamos ter feito melhor, há que o fazermos agora, pois ainda convivemos com uma significativa porção do ecossistema.
Abrace! Muitos braços vão se juntar aos seus. Braços vigorosos, outros cansados e desiludidos, alguns quase sem esperança – quando não descrentes… Talvez tenha que ajudar a erguer as mãos de familiares, colegas, amigos e desconhecidos. Olhe para o lado. Veja quem está precisando de amparo e entusiasmo. Seja-lhes arrimo e conforto.
Publicidade
Incorpore! O Cinturão Verde não é um território ao seu lado, ou simplesmente um terreno que se estende entre o centro da cidade e as demais áreas em franca expansão urbana. Você é o corpo do Cinturão Verde. Como ele, o Túnel Verde, o Rio Pardinho, o Lago Dourado, a Várzea, os Piscinões, as ruas arborizadas, as praças, os monumentos naturais e construídos, os corredores ambientais e tudo o mais que formata uma Cidade Ambiental.
Atue! “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”, já disse o Pequeno Príncipe de Saint-Exupéry. Sem a continuidade resolutiva do movimento podemos até aplaudir e torcer para que, enfim, tudo dê certo, mas é preciso empenho cotidiano, incluindo o reconhecimento e disponibilização de incentivos progressivos aos preservacionistas que assim procedem em benefício coletivo. Você é mais do que o instante do lançamento mobilizador pela preservação e recuperação do Cinturão Verde no contexto de uma cidade socioambiental. Você é o percurso.
Quando seus filhos e netos, velhas e novas amizades perguntarem onde você estava no dia 19 de janeiro de 2024, data definida pela prefeita Helena Hermany, talvez possa responder com orvalho nos olhos: “Eu atendi ao convite para o futuro!”
Publicidade
LEIA MAIS TEXTOS DE JOSÉ ALBERTO WENZEL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade