Suspensas desde setembro em razão do atraso no encaminhamento de recursos federais, as obras de ampliação da Unidade Básica de Saúde Avenida foram retomadas nessa quarta-feira, 3. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos em no máximo 60 dias.
A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Fabiano Dupont, que acompanhou o reinício das atividades. A obra está a cargo da empresa Realize Construtora e Materiais de Construção Ltda., vencedora da licitação.
LEIA TAMBÉM: Obras em Santa Cruz: conheça os projetos em andamento e os que estão por vir
Publicidade
Com a ampliação, o posto de saúde vai oferecer uma melhor estrutura de atendimento aos usuários. Até o momento, 20% do serviço previsto foi realizado. Também estão em andamento os trabalhos em duas novas salas em uma área já coberta, onde serão erguidas paredes externas e executadas melhorias como substituição de pisos e forro, instalação de portas e janelas, colocação de divisórias internas de gesso e equipamentos hidráulicos, além de reforma elétrica.
No restante da edificação haverá reforma dos acessos, instalação de pergolado e troca de portas internas. Já na área externa, os trabalhos consistem na reforma do passeio público em todo o entorno e, inclusive, em frente à feira rural da Avenida Independência, ao lado do posto. O investimento é de R$ 207.443,52, totalmente custeado com recursos do governo federal.
LEIA TAMBÉM: Santa Cruz promove ações nos postos de saúde sobre os cuidados com a saúde mental
Publicidade
Atraso no repasse
Com termo de início assinado em 7 de junho do ano passado, a reforma e ampliação da UBS Avenida havia sido interrompida pela empresa no dia 27 de setembro, por atraso no repasse da verba, oriunda de emenda de relatoria. Os trabalhos ficaram paralisados durante 97 dias, restando 71 dias para o término do prazo de execução. A Prefeitura efetuou o pagamento com recursos próprios. Na última semana de dezembro, o repasse do governo federal chegou e a obra agora pode ser retomada.
Resolvida essa questão, Fabiano Dupont afirmou que o momento é de comemoração. “Essa obra ficou parada alguns meses por percalços administrativos, em função da dificuldade no encaminhamento da verba federal. Com autorização da prefeita Helena, nós quitamos o que tinha ficado pendente com recursos próprios e a obra está sendo retomada.”
LEIA TAMBÉM: O que é H. pylori? Conheça os sintomas e o tratamento da doença
Publicidade
Segundo o secretário, com a continuidade das obras, quem ganha são as pessoas que precisam do acesso aos serviços públicos de saúde. “O posto aqui é muito bom, mas precisava de reforma, principalmente na questão da acessibilidade. Temos cadeirantes e idosos e, do jeito que estava, não havia condições de essas pessoas terem acesso. Logo, logo a comunidade terá uma estrutura com melhores condições de atender a essa demanda”, ressaltou Dupont.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade