Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

SAÚDE

Santa Cruz quer instalar nova UPA para atender a região central do município

Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Esmeralda

Atendimento em Santa Cruz hoje é realizado em unidade no Bairro Esmeralda

A Prefeitura de Santa Cruz articula a possibilidade de instalar uma nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no município. Atualmente, há uma UPA inaugurada em agosto de 2016, que funciona no Bairro Esmeralda. O entendimento do governo é de que esse investimento vai reforçar o atendimento à saúde, principalmente na área central de Santa Cruz.

O secretário responsável pela Saúde, Fabiano Dupont, explicou em entrevista à Rádio Gazeta FM 107,9 que esse assunto já está sendo encaminhado pela prefeita Helena Hermany (Progressistas) em parceria com o deputado federal Heitor Schuch (PSB), visto que há verba federal para o investimento. “Tem todo o contexto para montar ela, tem que ter a aparelhagem e o equipamento de uma UPA. Mas isso está sendo pensado, e eu diria que tem tudo para isso acontecer.”

LEIA TAMBÉM: UPA do Esmeralda tem média mensal de 4,5 mil atendimentos

Publicidade

O titular da pasta antecipa que também há uma “conversa superficial” para que a estrutura funcione junto ao Hospital Santa Cruz (HSC), visto que o prédio da instituição está em reforma. “Se isso legalmente for permitido, a gente pode tentar implementar isso até em curto prazo.”

Posto Central atenderá à noite

Outra novidade prevista para o ano de 2024 é a ampliação dos atendimentos noturnos. O Posto Central, localizado ao lado do Cemai, na Travessa Vereador Walter Kern, deve passar a funcionar durante a noite. A unidade foi inaugurada em agosto de 2022 e leva o nome de Unidade Básica de Saúde Clementina Martini, em homenagem a uma parteira que atuou no Hospital Ana Nery na década de 1960.

LEIA TAMBÉM: HSC é destaque em avaliação da Anvisa sobre segurança do paciente

Publicidade

Com isso, a expectativa é de que seja reduzida a procura pelo Pronto Atendimento (PA) no Hospital Santa Cruz. A ideia é agilizar os atendimentos considerados leves e que podem ser direcionados para a UBS. A Prefeitura ainda estuda se ela vai funcionar até 23 horas ou mesmo até a meia-noite.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.