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RSC-287

“O marco de 2024 será o início das obras de duplicação”, diz diretor-presidente da Rota de Santa Maria

Foto: Rafaelly Machado

Faltando cerca de oito meses para atingir o quarto ano de concessão do trecho entre Santa Maria e Tabaí da RSC-287, o diretor-presidente da Rota de Santa Maria, Leandro Conterato, falou em entrevista para o programa Estúdio Interativo da Rádio Gazeta 107,9 FM que o destaque de 2024 será o início das obras de duplicação. Ele também afirmou que o avanço das atividades de recuperação da pista existente e a busca pela redução de índices de acidentes e transtornos aos usuários da rodovia trará desafios ao longo do ano.

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Para realização da duplicação da rodovia, a empresa já iniciou uma mobilização prévia de estruturação. No entanto, para o início efetivo das obras, a Rota espera por uma série de condições, como a aprovação da licença ambiental e do projeto final pela Secretaria de Parcerias e Concessões do Estado, assim como a regularização dos acessos. O primeiro trecho a ser duplicado será o da travessia urbana de Tabaí. “Acreditamos que as demandas serão atendidas no início do ano, e assim teremos condições de arrancar e finalmente começar essa obra”, apontou.

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O segundo trecho a ser duplicado será o da travessia urbana de Santa Cruz do Sul, que compreende, segundo Conterato, desde o final da pista duplicada próximo ao quilômetro 102 da rodovia até as imediações da Imply. “É um trecho um pouco mais complexo e ainda não tivemos a aprovação final do anteprojeto que esperamos ter em breve.” Ainda conforme Leandro, as prioridades contratuais estabelecem que sejam duplicadas primeiro as travessias urbanas para depois a conclusão do trecho total entre Santa Maria e Tabaí.

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Junto da duplicação do trecho de Santa Cruz, estão previstas melhorias para a região de Linha Pinheiral. Conforme Conterato, o que está definido, até então, é a inclusão de um dispositivo próximo a Travessia Rabuske, perto do Hospital Veterinário da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). No entanto, a partir das necessidades, poderão ser realizados novos projetos para a região. “Após a definição da geometria final do projeto das obras obrigatórias, teremos condições de definir exatamente que obras de melhorias cabem ali.”

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Sobre as famosas curvas de Pinheiral, o diretor-presidente da Rota confirmou que uma empresa especializada foi contratada para desenvolver um estudo que vai avaliar uma série de questões sobre o local. “O objetivo é fazer um levantamento para depois apontarmos alternativas viáveis”, disse.
Dentro da previsão contratual de 2024 da empresa, está também a colocação de duas balanças de fiscalização de peso, que serão implantadas entre Santa Cruz e Venâncio Aires.

Colaborou Ronaldo Falkenback

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