A literatura gaúcha vivenciou uma noite de muita emoção, de celebração e de homenagens na última quarta-feira, 13. Naquela data, à noite, a Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) promoveu a entrega dos troféus aos vencedores do prêmio literário da entidade em 2023. O evento aconteceu no Book Hall do Bourbon Country, em Porto Alegre (antiga Livraria Cultura), e foi acompanhado, entre outras personalidades, por dois escritores identificados com a região, Marli Silveira e José Alberto Wenzel, que são acadêmicos da ARL e membros fundadores da Academia de Letras de Santa Cruz do Sul. Marli inclusive integrou o júri que escolheu o melhor romance nesta edição.
A autora homenageada com o Troféu Escritor do Ano de 2023 foi a romancista e contista Cíntia Moscovich. Já o prêmio literário teve 167 obras inscritas, em todas as categorias. Um destaque ficou com a porto-alegrense Julia Dantas, 38 anos, que recebeu o Troféu Alcides Maya como vencedora na categoria Romance, com o livro Ele se chama Rodolfo, lançado pela DBA. Na lista dos três finalistas nesse gênero, Julia concorria com Solidão do amanhã, de Henrique Schneider, e Um navio na coxilha, de Luis Dill. Confira abaixo a relação de todos os ganhadores, agraciados com troféus de autoria do artista visual Lucas Strey.
LEIA MAIS: Escritores santa-cruzenses marcam presença na Feira do Livro de Porto Alegre
Publicidade
O presidente da ARL, o escritor e jornalista Airton Ortiz, enfatiza que esta foi a sétima edição do prêmio literário promovido pela entidade, que está se tornando o principal do gênero em todo o Estado, sendo o único que efetivamente abrange todo o território gaúcho. “Não existe nenhuma restrição de autor para participar. Basta que tenha publicado seu livro de acordo com o edital”, enfatiza Ortiz.
Nesta edição, a ARL premiou sete categorias, e Ortiz informa que em 2024 deverá ser agregada mais uma. “A cada ano a gente vem incluindo mais categorias, para que o prêmio fique cada vez mais abrangente”, diz.
Além das sete categorias, é entregue ainda o troféu Escritor do Ano para o conjunto da obra, o deste ano para Cintia Moscovich. E desde 2022 um troféu vai para instituições ou pessoas que tenham colaborado com a cultura no Rio Grande do Sul, em especial com a literatura, mais particularmente ainda com a ARL.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Helena Hermany prestigia sessão de autógrafos de Wenzel em Porto Alegre
Neste ano, o homenageado foi o ex-governador Alceu Collares. Foi em sua gestão que o governo do Estado disponibilizou à ARL o espaço da sua sede, na Rua dos Andradas, 1.234. “Foi um evento muito bonito, um reconhecimento a pessoas tão importantes para a literatura no Rio Grande do Sul”, concluiu Ortiz.
OS VENCEDORES DO PRÊMIO
- Troféu Alcides Maya – Romance: Ele se chama Rodolfo, de Julia Dantas (DBA)
- Troféu Simões Lopes Neto – Narrativa Curta: Mamãe trabalhava à noite, de Emir Rossoni (Bestiário)
- Troféu Apolinário Porto Alegre – Crônicas: 27 anos de jornalismo… Mariana Bertolucci (Bá)
- Troféu Alceu Wamosy – Poesia: Paragens, de Patricia Amaral Borde (Bestiário)
- Troféu Félix da Cunha – Arte Dramática: A mulher arrastada, de Diones Camargo (Cobogó)
- Troféu Carlos Urbim – Literatura para a Infância: A araucária e a gralha azul, de Maurício Vem Tánh Salvador, Ana Fonseca e Mauren Veras (FM)
- Troféu Dyonélio Machado – Melhor Tese ou Dissertação sobre Literatura Sul-rio-grandense: A crônica de duas cidades: saudade e melancolia na escrita de Aquiles (sobre) Porto Alegre (1912-1925), de Henrique Perin (PUC-RS)
LEIA TAMBÉM: Marli Silveira recebe título de Cidadã Honorária de Santa Cruz
Publicidade
Parceria que rende bons frutos
O presidente da ARL, Airton Ortiz, comemora uma importante parceria que a entidade estabeleceu com o Grupo Zaffari, referência no ramo supermercadista em Porto Alegre. “Ao levar a cerimônia da entrega do prêmio literário para o ambiente do Book Mall, administrado justamente por esse grupo, a academia amplia e reforça ainda mais esse bom relacionamento”, enfatiza.
Ortiz lembra que o Grupo Zaffari já patrocina o projeto Biblioteca Academia Rio-Grandense de Letras, pelo qual serão distribuídos 140 mil livros dos acadêmicos para todas as escolas públicas do Estado, a ser desenvolvido ao longo de dez anos. “É o principal projeto da academia que o Grupo Zaffari patrocina, e agora esse evento dá início a mais um capítulo dessa parceria.”
LEIA TAMBÉM: Poeta santa-cruzense lança livro em homenagem a Gramado Xavier
Publicidade
Neste sábado, a posse da mais nova acadêmica eleita para a ARL, a escritora, artista visual e ilustradora de livros infantis Patrícia Langlois, também será no mesmo local, o auditório do Book Hall.
Ortiz ressalta ainda que cada troféu entregue nas diferentes categorias homenageia um antigo membro da própria Academia Rio-Grandense de Letras. É uma forma de celebrar também a importância da obra desses autores no conjunto da literatura sul-rio-grandense.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙