A vibração era grande no saguão de entrada em frente ao anfiteatro do curso de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) na noite dessa sexta-feira. Adolescentes recebiam amigos e familiares enquanto posavam para fotos e celebravam o fim de um ciclo. O entusiasmo era tanto que repetidas vezes precisaram conter os gritos que ecoavam pelo prédio.
Esse foi só o aquecimento de uma noite memorável para os 20 estudantes da primeira turma de formandos do Ensino Médio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de Santa Cruz do Sul. Eles também saem com o currículo de técnico em informática para internet.
LEIA TAMBÉM: Alunos do Colégio Luiz Dourado lançam livros em noite de autógrafos
Publicidade
Durante os três anos de formação, a instituição buscou proporcionar aos estudantes uma vivência educacional para, a partir da metodologia de ensino, tornarem-se protagonistas e desenvolverem aptidões fundamentais para encarar a próxima etapa. Para, assim, não só se sentirem preparados para o Enem e o vestibular, mas também para a vida profissional.
“Estamos felizes de saber que hoje nossos estudantes encerram esta etapa já aprovados em universidade federal, com estágio garantido e até empregados”, destacou a diretora da escola, Daniela Rohers Laner. O Senac de Santa Cruz é um dos quatro no Estado a contar com Ensino Médio. Conforme a coordenadora pedagógica do Senac/RS, Sonia Daudt, além de preparar os jovens para o mercado de trabalho, a entidade quer contribuir com a comunidade ao desenvolver não só excelentes profissionais, mas cidadãos exemplares. “Queremos formar alunos que sejam boas pessoas para a sociedade, que façam a diferença em seu entorno, que produzam e gerem riqueza para o seu município”, enfatizou.
Futuro promissor
Ana Luiza Kappenberg, 17 anos, foi a primeira a receber o diploma. Durante o curso, ela descobriu uma aptidão em trabalhar com projetos visuais. Assim, decidiu que, após a conclusão do Ensino Médio, irá se dedicar à carreira de designer gráfica e fará o curso no Senac de Santa Cruz do Sul. “Estou muito ansiosa pelo próximo ano e muito feliz por estar encerrando esse ciclo”, admitiu.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Inscrições para o Banco de Cadastro Temporário da rede estadual estão abertas; veja vagas
Para ela, a escolha pelo Ensino Médio integrado com curso técnico foi um diferencial. Destacou que os professores deram voz aos alunos e escutaram suas necessidades, contribuindo nas escolhas para o futuro. “Isso tudo ajudou bastante, porque aprendemos a mexer com ferramentas essenciais e terminamos essa fase já direcionados à carreira que a gente quer.”
Igor Machado Wickert, 17 anos, também encerra o Ensino Médio convicto do seu próximo passo: cursar Direito. Já matriculado, realizará um sonho que alimenta desde pequeno. E chegará ao ensino superior com uma bagagem diferenciada, fruto do que aprendeu durante os três anos no Senac. “É uma emoção concluir esse ciclo e poder me preparar para o começo do próximo. Aprendi muito aqui. Até consegui me ver trabalhando com tecnologia, mas agora vou realizar meu sonho”, afirmou.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade