É pelos olhos de um carioca de Niterói, que já transitou por várias regiões brasileiras, que os santa-cruzenses poderão apreciar algumas das paisagens e dos afazeres da região. Na próxima terça-feira, a partir das 20h30, na Casa das Artes Regina Simonis, ocorrerá a abertura da exposição fotográfica Pelos Meus Olhos II, assinada pelo fotógrafo Leonardo “Léo” Barreto, de 48 anos. Será a última atividade artística e cultural do ano no local. Por sinal, ela ficará em cartaz até meados de fevereiro. A data do vernissage ainda será marcada pela confraternização de final de ano da Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora da casa, bem como pela inauguração da iluminação de led store desse ambiente cultural, na esquina das ruas Marechal Floriano com Júlio de Castilhos.
Leonardo, ou Léo, está radicado em Santa Cruz desde março deste ano. Veio, como define, por amor. Acontece que desde 2018, e após um périplo ainda por Mato Grosso (mais especificamente pelo Xingu), ele residia no pequeno vilarejo de Caraíva, no Sul da Bahia, e ali conheceu, em 2022, a funcionária pública gaúcha Letícia Fontoura. Que, embora sendo porto-alegrense, morava em Santa Cruz do Sul. Em junho do ano passado, ele veio pela primeira vez à cidade; foi encanto à primeira vista. Tanto pelo ambiente urbano quanto pelas paisagens da zona rural de vários municípios da região.
LEIA TAMBÉM: Feira de Natal vai ser realizada neste sábado na Casa das Artes
Publicidade
Formado em Ciências Contábeis, mas sem se dedicar a essa área, Léo havia experimentado uma série de outras atividades. Até, já em Caraíva, em 2020, em meio à pandemia, começar a se interessar mais por fotografia. Começou a registrar a rotina pacata do local, em fotos e vídeos. Graças a um projeto de incentivo cultural, esse material resultou em uma primeira exposição, Pelos Meus Olhos, ainda em 2022.
E foi assim que, já em Santa Cruz, nos últimos meses, animou-se a documentar, com sensibilidade e curiosidade, a rotina de pequenas propriedades da região (paisagens, casarios, equipamentos agrícolas etc.). Eles agora conformam um “segundo tempo” da série Pelos Meus Olhos, tendo o primeiro ocorrido no Sul da Bahia e o segundo na área central do Rio Grande do Sul.
Como ele comenta, além da preocupação com um olhar pessoal, ou diferenciado, igualmente investe em um suporte que gere curiosidade ou magnetize o espectador. Os formatos das fotos são variados, de 20×30 cm a algumas com extensão de 1,8 metro, algumas coloridas, outras preto e branco. Todas estarão à venda. Em termos de ambientes, circulou por Santa Cruz, Rio Pardinho, Sinimbu e outras localidades. A partir de parceria com uma artista plástica, Dai, as molduras recebem elementos vegetais, como folhas secas, cascas etc.
Publicidade
Ele tem se dividido entre temporadas em Santa Cruz e idas a Caraíva, onde ainda desenvolve alguns projetos. Além das fotografias, elabora vídeos, a exemplo do curta-metragem Raízes, em parceria com o indígena pataxó Tato, da Aldeia Porto do Boi, e a artista plástica Cristina Oiticica, radicada em Genebra, na Suíça, esposa do escritor Paulo Coelho.
LEIA TAMBÉM: Christkindfest terá dois espetáculos neste fim de semana
Serviço
- o quê: exposição Pelos Meus Olhos 2, do fotógrafo carioca Leonardo “Léo” Barreto
- onde: na Casa das Artes Regina Simonis, no centro de Santa Cruz
- quando: abertura na próxima terça-feira, 19, a partir das 20h30, durante o Final de Ano Cultural
- PARA CONFERIR: as fotos podem ser conferidas até meados de fevereiro, de terças a sábados, das 10 às 17 horas
- o evento: o Final de Ano Cultural envolve recepção às 19 horas, cerimonial com a Associação Pró-Cultura de Santa Cruz do Sul, mantenedora do local, às 19h30; inauguração da iluminação com led store, às 20 horas. e confraternização e networking
- a partir das 21 horas.
LEIA MAIS SOBRE CULTURA E LAZER
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙