Mesmo faltando alguns dias para a chegada do verão, que terá início no dia 22, os gaúchos estão tendo uma prévia da estação mais quente do ano. Perto das 14 horas de sexta-feira em Santa Cruz do Sul, a estação meteorológica da Gazeta Grupo de Comunicações marcava 35 graus, mas a sensação térmica superava os 48 graus. E as altas temperaturas devem continuar ao longo do fim de semana, principalmente no domingo.
Por causa das temperaturas acima da média em 15 estados do País e no Distrito Federal, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo, que teve início às 12 horas de quinta-feira e é válido até as 19 horas de domingo. A meteorologista Estael Sias, da MetSul, afirma que uma massa de ar quente vai cobrir grande área da América do Sul, provocando calor excessivo em diversas regiões, incluindo o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil.
LEIA TAMBÉM: FOTOS: temporal faz dia virar noite em Santa Cruz; veja a previsão para o fim de semana
Publicidade
Ainda conforme Estael, o calor vai persistir no sábado e o dia será quente em quase todo o território gaúcho, com máximas entre 35 e 40 graus na maioria dos municípios. Nas regiões Noroeste, Centro, dos Vales e na Grande Porto Alegre, os termômetros devem registrar entre 40 e 42 graus. Porém, o dia mais quente será domingo, quando praticamente todas as regiões do Estado devem ter máximas acima dos 40 graus.
Em razão do calor extremo, a Secretaria da Saúde (SES), por meio do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), divulgou um alerta à população na quarta-feira. As informações da SES apontam que, no âmbito da saúde, é considerado calor extremo quando a temperatura do ar fica mais alta do que a temperatura média do corpo humano, que gira em torno de 36,5 graus. Por isso, a recomendação é que, ao passar mal, a pessoa procure por atendimento médico.
Temporal em Rio Pardo na sexta-feira
Devido a temporal com fortes ventos na tarde dessa sexta-feira, Rio Pardo registrou alguns danos, tais como quedas de marquise e de árvores, destelhamentos de residência e transtornos inclusive na ponte sobre o Rio Jacuí, que ficou com o trânsito interrompido. No local, houve a queda de alguns postes de iluminação instalados há poucas semanas.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Temporal com fortes ventos causa transtornos em Rio Pardo
O que fazer
- Dar preferência para consumo de alimentos leves e frescos, como saladas e frutas.
- Usar roupas leves, largas
e de cores claras. - Beber água ou líquidos (sem álcool), mesmo que não tenha sede, e oferecer às crianças e idosos.
- Tomar banhos frios com frequência e antes de dormir.
- Abrir as janelas para que o ar circule; no entanto, se estiver mais quente fora do que dentro da edificação, fechá-las.
- Utilizar proteção solar (boné, chapéu, protetor corporal, camisa e óculos UVA/UVB).
- Tentar permanecer em áreas frescas, na sombra ou em ambiente com ar-condicionado.
- Evitar atividade física durante as horas mais quentes do dia (das 10 às 16h).
- Não permanecer muito tempo dentro de um veículo estacionado.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade