O Festival Santa Cruz de Cinema transferiu a live marcada para esta terça-feira, 2, às 19 horas, que debateria os impactos da pandemia no cinema e nos festivais do setor.
Em nota nas redes sociais, a organização do evento virtual explicou que a transferência ocorre em virtude do movimento Blackout Tuesday (terça-feira do apagão, em tradução livre). A ação manifesta apoio e busca conscientizar sobre o movimento antirracista que ganhou força nos Estados Unidos e se espalhou pelo mundo todo após a morte de George Floyd, asfixiado por um policial durante uma abordagem.
LEIA MAIS: Live debate os impactos da pandemia no cinema
Publicidade
O Cine Debate contaria com a participação do diretor e roteirista Jorge Furtado, Mêmis Muller e Pedro Guindani. Segundo a gerente do Sesc Santa Cruz, Roberta Pereira, ainda não há uma definição sobre uma nova data. Novas informações serão divulgadas nas páginas oficias do Festival Santa Cruz de Cinema. “Optamos por adiar nosso evento, em solidariedade ao movimento. É função do Festival destacar questões tão importantes, não estamos desconectados do que acontece no mundo. Temos sempre procurado destacar o cinema feito por negros, a temática racial presente nas produções. Por isso, resolvemos adiar o Cine Debate”, explicou Roberta.
Para o sócio da Pé de Coelho Filmes e organizador do Festival Santa Cruz de Cinema, Diego Tafarel, o festival, além de trabalhar com cultura, tem função social. “Não poderíamos deixar de nos posicionar num momento tão delicado. O blackout de hoje tem nosso apoio e por isso se tornou inviável realizar a live nessa data”, disse.
LEIA TAMBÉM: Rádio 99,7 FM e Mpbox firmam parceria solidária