Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

AGRONEGÓCIO

Negociação do preço do tabaco começa nesta quarta-feira

Foto: Rodrigo Assmann/Banco de Imagens

tabaco

Desde o ano passado, o custo de produção de tabaco é realizado em conjunto

A semana começa com expectativa para o início das negociações do preço do tabaco. Nesta segunda, 11, e terça-feira, 12, produtores e indústrias se reúnem para fechar o custo de produção da safra 2023/2024. O levantamento atrasou por causa das intempéries. Com isso, a primeira rodada de negociações individuais com as empresas deve acontecer na quarta-feira, 13.

O presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), Carlos Joel da Silva, prevê uma negociação difícil, mas favorável. A representação dos produtores, composta por sete entidades, colocou uma condição para o debate com os empresários. “Fomos muito duros com as indústrias. Só vamos sentar com aquelas que realmente tem proposta de negociação. Não queremos perder tempo com as indústrias falando bobagem”, disse.

LEIA TAMBÉM: Brasileiros devem ter base de apoio durante a COP-10

Publicidade

Desde o ano passado, o custo de produção é realizado em conjunto. Os coeficientes, que são atualizados há cada cinco anos, estão sendo revisados neste ano. O item que mais pesa no custo de produção é a mão de obra. A agenda com as fumageiras ainda não está definida.

O que diz a JTI

“A Japan Tobacco International (JTI) esclarece e reforça, que opera alinhada e em conjunto às entidades e representações dos produtores envolvidas no processo para a determinação do custo de produção. A empresa enfatiza, também, que respeita todas as etapas dessas definições. Este compromisso tem sido mantido ao longo dos anos, corroborando com a postura da JTI, como uma companhia que segue as melhores práticas na avaliação desses valores em sintonia com as entidades representativas do setor e os produtores de tabaco. Como resultado, a JTI tem assinado, ao longo dos anos, o protocolo de definição da tabela de preços junto aos representantes dos produtores. Além de realizar as práticas, temos tido sucesso na assinatura do protocolo”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DO AGRONEGÓCIO

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.