Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

TABACO

Brasileiros devem ter base de apoio durante a COP-10

Foto: Inor Assmann/Banco de Imagens

Brasileiros devem ter base de apoio durante a COP-10

Temas de interesse da cadeia do tabaco vão estar em pauta em fevereiro, no Panamá

Os conflitos internos no Panamá, em novembro, fizeram com que a realização da 10ª Conferência das Partes (COP-10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco e 3ª Reunião das Partes (MOP-3) do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco fosse transferida para o período entre 5 e 10 e 12 e 15 de fevereiro, respectivamente. A mudança gerou diferentes avaliações, mas o certo é que a comitiva gaúcha, afirma o deputado Marcus Vinícius (PP), projeta a manutenção de uma base paralela para receber os brasileiros.

O parlamentar destaca que o espaço, que pode funcionar em hotel ou no modelo coworking, servirá para que representantes do setor avaliem o andamento e, quando necessário, façam encaminhamentos. “Se for o caso, podemos elaborar documentos, como moções, até mesmo contraponto, à comitiva oficial do Brasil que estiver no evento ou às entidades que não viajaram e têm indefinições, como o Itamaraty, e os ministérios da Saúde e da Agricultura, além do governo gaúcho”, explica.

LEIA TAMBÉM: COP-10 é adiada para o ano que vem; entenda

Publicidade

Vinícius entende que a nova data representa mais tempo para amadurecimento e alinhamento da posição do setor e dos agentes políticos brasileiros. Por outro lado, a comitiva de deputados pode ser prejudicada, porque a Assembleia Legislativa retomará as atividades no dia 1º de fevereiro, e na semana da COP-10 tem as posses das comissões. Os deputados que assumirem a presidência desses órgãos devem estar presentes. “Talvez tenhamos diminuição do quórum”, prevê.

Saiba mais

Câmara Setorial aguarda posição oficial

Presidente da Câmara Setorial do Tabaco, Romeu Schneider acreditou que o evento viesse a ocorrer de forma virtual. “Houve comentários de que haveria dificuldade para obter recursos suficientes para realização da COP. Porém, o governo panamenho acabou alocando US$ 5 milhões para custear o evento”, explica.

LEIA TAMBÉM: A um mês da COP-10, cadeia produtiva está satisfeita com a mobilização para o evento

Publicidade

Schneider acrescenta que ainda não houve avanço sobre a posição do governo brasileiro e não houve insistência para se obter um posicionamento. “Aguardamos por alguma posição quanto à questão da pauta oficial, que ainda não conseguimos acessar”, frisa.

Cobertura

A Gazeta, que também já organizava a cobertura da COP-10 e da MOP-3 em novembro, também se estrutura para acompanhar de forma presencial os dois eventos nas novas datas, em fevereiro. Conteúdos diários serão elaborados e compartilhados tanto pela Gazeta do Sul quanto pelas demais plataformas de noticiário da empresa, em especial o Portal Gaz e a Rádio Gazeta FM 107,9, bem como pela Gazeta da Serra e pela Rádio Gazeta 98,1, de Sobradinho, e pela Rádio Rio Pardo FM 103,5.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.