Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

De olho no Gauchão

Treinadores da dupla Ave-Cruz avaliam início dos trabalhos na pré-temporada

Márcio Nunes e Paulo Henrique Marques iniciaram trabalhos na dupla Ave-Cruz

A dupla Ave-Cruz está empenhada nos trabalhos da pré-temporada. Os treinadores avaliam o início dos preparativos para o Gauchão 2024 de forma positiva. O Avenida tem revezado atividades no campo de Linha Sete e no Águia, em Vera Cruz. O Santa Cruz concentrou os treinamentos no campo do Sesi. Com as melhorias dos gramados, os elencos devem voltar a treinar nos seus respectivos estádios.

Avenida deve contratar mais quatro atletas

Para o técnico Márcio Nunes, o elenco tem demonstrado um perfil de acordo com o planejamento do Avenida. Conforme o treinador, os atletas gostam de trabalhar e demonstram entrega. O mais importante, segundo ele, é a assimilação do que representa jogar pelo Avenida na primeira divisão. “Eles entenderam o que é a história do clube e o que precisamos para este ano. Estamos contentes com o grupo, mas devemos ter mais três ou quatro atletas”, destacou.

Márcio acredita que a direção deve contratar mais um goleiro, um zagueiro e dois atacantes de velocidade. “Estamos analisando o mercado com calma para encontrar o perfil de jogador de acordo com o que precisamos”, comentou. Com relação ao esquema tático, Márcio deve adotar variações. “O Jean Carlo, por exemplo, foi um atleta que já tentei contratar antes. Ele é meia de mobilidade, mas faz o lado do campo. Parecido com o que fazia o Dionatan Tinga. O Carlos Alberto é interessante. Meia de qualidade e refino técnico. O Negueba e o Alan Cardoso são laterais que podem jogar na segunda linha. O grupo é enxuto, mas composto de atletas que executam mais funções”, salientou.

Publicidade

LEIA MAIS: Avenida dá início à pré-temporada com 21 atletas

O Avenida mantém um olhar atento para a base. Márcio Nunes já promoveu o atacante Léo, de 17 anos, da escolinha do Titi. “É uma atleta interessante, que eu acompanhava. Bom para o clube. Integrar os jovens no profissional. Quando eu considerar necessário, vou puxar outros atletas. Já buscamos um goleiro também para completar o treino. No futuro, a ideia é ter categorias de base em todos os níveis. Poderemos traçar o modelo de jogo, com a plataforma tática, desde cedo”, explicou.

Com relação aos amistosos, o Avenida vai enfrentar um selecionado local no domingo, dia 17, em campo a ser definido. Na sequência, a equipe encara o Grêmio sub-20 no dia 23 em Eldorado do Sul. Em janeiro, enfrenta o Caxias no dia 6, no Centenário, e ainda o Guarany de Bagé no dia 13, em casa. O clube ainda vai tentar encaixar uma data para um enfrentamento com um quinto adversário.

Publicidade

LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ

Santa Cruz já busca intensidade nas atividades

Nos primeiros movimentos físicos e técnicos, o técnico Paulo Henrique Marques tem buscado orientar os atletas no sentido da compreensão do modelo que pretende aplicar em campo. Aos poucos, transmite algumas questões táticas para que o grupo possa assimilar as ideias principais de jogo. Neste sábado, 9, Marques vai comandar o primeiro treinamento no Estádio dos Plátanos.

O treinador alerta para a necessidade de uma rotina mais intensa neste período pela falta de tempo posteriormente. “Eram 45 dias, já estamos em 30 e daqui a pouco o tempo vai ficar ainda mais escasso. Depois do início da competição, a gente praticamente não treina. Então, precisamos fazer esse x-tudo agora. É importante para o atleta dar resposta rapidamente e entenda o objetivo da equipe. Aproveitar para deixar mais perto do que pretendemos”, justificou.

Publicidade

LEIA MAIS: No ano de retorno à elite, Futebol Clube Santa Cruz inicia os trabalhos

Pelo fato da maioria dos jogadores chegarem de outros clubes em atividade, o nível físico é considerado bom. “Fazemos um trabalho equilibrado. Tomamos cuidados, mas estamos satisfeitos. Não queremos sobrecarregar os atletas. Estou satisfeito nesta questão física”, analisou.

Marques acredita que o grupo ainda pode receber algum incremento por um negócio de ocasião. “O campeonato vai nos dizer. Muitas vezes, grupos considerados excelentes são montados e não dá certo. Em outras vezes, um grupo insuficiente pode dar resultado além da expectativa. A tabela, por exemplo, é a gente que faz”, avaliou. O treinador lembra de 2021, quando esteve no São Luiz. De cinco jogos em casa, perdeu dois mandos. Além disso, ficou somente com metade da cota da FGF porque seria um dos rebaixados no ano da pandemia. “Perdemos para o Ypiranga e fomos mal na estreia. Depois ganhamos do Juventude e do Inter fora. Temos que fazer dar certo. Nós precisamos fazer nossa campanha independente dos adversários”, comentou.

Publicidade

Em relação aos amistosos, o Santa Cruz confirmou o amistoso contra o Grêmio sub-20 no dia 20 em Eldorado do Sul e ainda diante do São Luiz no dia 6 de janeiro nos Plátanos, às 17 horas, e no dia 13 de janeiro em Ijuí, às 16 horas. Há possibilidade de um confronto com o Brasil de Pelotas no dia 23 e contra o Sindicato dos Atletas no dia 30.

LEIA MAIS: Especial: dupla Ave-Cruz no Gauchão em 2024

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.