O auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) recebeu ontem 520 alunos das redes públicas estadual e municipal de ensino para a formatura das turmas do segundo semestre do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A iniciativa, que em 2023 completou 25 anos no Estado, é promovida pela Brigada Militar e desenvolvida por policiais voluntários, contando com o apoio da Prefeitura e de outros parceiros.
Em um trabalho integrado entre a Polícia Militar, a escola e a família, jovens estudantes são capacitados a desenvolver habilidades para viverem de maneira saudável, longe das drogas e da violência. São alvo da iniciativa alunos das turmas do 5º ao 7º ano do Ensino Fundamental, provenientes de colégios das redes municipal, estadual e privada. Neste semestre, 34 turmas de 21 escolas públicas participaram das ações.
LEIA TAMBÉM: Proerd formou 56 mil crianças nos primeiros 20 anos na região
Publicidade
A prefeita Helena Hermany salientou a importância do projeto, reconheceu o trabalho da Brigada Militar, parabenizou os profissionais envolvidos e falou de modo especial aos alunos. “Estou muito feliz em poder estar aqui hoje aplaudindo vocês. Nunca esqueçam o que aprenderam neste projeto maravilhoso que é o Proerd. Guardem os ensinamentos e, por mais difíceis que sejam os obstáculos que a vida venha a apresentar, não desesperem, sempre tenham fé em Deus”, ressaltou.
A cerimônia teve início com a entrada dos instrutores, sob o aplauso da plateia. Medalhas e certificados foram entregues para os alunos destaques das escolas participantes. A agitação no auditório ficou por conta da presença de um convidado especial: o leão Daren, mascote do Proerd. Música, dança e muita animação marcaram a cerimônia de ontem, que se encerrou com sorteio de brindes e distribuição de lanches.
LEIA TAMBÉM: Vale do Rio Pardo tem 13,4 mil votos na Consulta Popular
Publicidade
Para o secretário municipal de Educação, Wagner Machado, o Proerd traz um olhar diferenciado ao focar questões de cunho socioemocional para que as crianças se desenvolvam de forma mais equilibrada e sadia.
Além da prefeita, estiveram na mesa de honra a juíza titular do Juizado Regional da Infância e Juventude, Lísia Dorneles Dal Osto; a promotora da Justiça Especializada de Santa Cruz do Sul, Daniele de Cássia Coelho; o comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt; os secretários municipais de Educação, Wagner Machado, e de Desenvolvimento Social, Roberta Pereira, e a coordenadora-adjunta da 6ª CRE, Lucijane Ferreira.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade