Moradores da Rua José Severino Pick, no Bairro Aliança, em Santa Cruz do Sul, aguardam desde 2007 por melhorias no trecho de 1,5 quilômetro. A demanda é pelo calçamento para reduzir a poeira e barro, além de melhorar o trânsito no local.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura trabalha no asfaltamento de rua no Bairro Faxinal
Conforme a moradora Manoela Luiza Vogt Watte, de 38 anos, a situação se agrava quando chove ou em períodos secos. “Pela estrada passa ônibus, o que torna a formação de poeira e barro mais intensa. Toda vez que chove, a rua fica irregular e com valetas enormes.”
Publicidade
A assistente de cobrança mora há 15 anos no local, e ressaltou que as residências precisam ficar sempre com portas e janelas fechadas para evitar que a poeira entre. “Já foram feitos abaixo-assinado e petição por alguns vizinhos. Até hoje, não tivemos resposta.” O projeto para que a Rua José Severino Pick receba pavimentação foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.
LEIA TAMBÉM: Prefeitura de Santa Cruz adia data de pagamento da primeira parcela do IPTU
Ela destaca que uma equipe da secretaria de Obras e Infraestrutura chegou a fazer medições e marcações no trecho. “Falaram que seria para realizar o orçamento para calçar a rua, mas isso já faz muito tempo”, lamenta. Em 2019, moradores acionaram o Ministério Público (MP) na tentativa de encontrar uma solução.
Publicidade
Prefeitura tem conhecimento da situação
Por meio da a assessoria de imprensa, a Prefeitura informou ter conhecimento da demanda da Rua José Severino Pick. No entanto, não foi mencionada uma previsão para iniciar a obra.
Neste momento, segundo o Executivo, está sendo realizada a pavimentação asfáltica na Rua dos Coqueirais, Ayrton Senna, Serafim Severo e Mauro Luís Grando, todas no Bairro Aliança. A João Gomes Cardoso, em frente à Emei Aliança, também já está nos planos de melhorias. Ainda está em elaboração o projeto para pavimentação do Corredor Frey.
LEIA TAMBÉM: Mais duas praças de Santa Cruz recebem melhorias
Publicidade
O que diz o MP
O promotor de Defesa Comunitária de Santa Cruz, Érico Barin, explica que a situação foi cadastrada em 2019. Porém, como o Município informou que o asfaltamento da Rua José Severino Pick estava na previsão de obras, “não se percebeu que houve omissão infundada. Assim, a conclusão foi pela inexistência de necessidade de intervenção do MP”, disse.
Conforme o MP, havia a expectativa de que a obra de calçamento fosse feita algum tempo depois do registro do pedido dos moradores. “Como ela não foi feita, os moradores podem voltar a provocar o Ministério Público, se quiserem”, disse Barin.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙