O Avenida deu início aos trabalhos de pré-temporada nesta sexta-feira, 1º. Alguns atletas são conhecidos do torcedor, como o lateral César Nunes, o zagueiro Dadalt, o volante Jhonata Lima, o meia Alexandre e o centroavante Carlos Henrique. No restante, o clube trouxe caras novas. O elenco terá estreantes no Campeonato Gaúcho e outros bastante calejados da competição. O técnico Márcio Nunes concedeu uma entrevista coletiva para falar do planejamento em relação ao próximo ano, com Gauchão e Brasileiro da Série D.
LEIA MAIS: Bruno Camilo e Patrick Borges são novidades no Avenida
“Fomos bastante criteriosa. A composição do grupo foi feita por mim, pelo Guilherme Eich e pelo presidente Jair Eich. Temos grandes objetivos na temporada. O Gauchão será de alto grau de dificuldade. Por isso, precisamos de atletas de alta capacidade técnica e de perfil vencedor. Ter o Brasileiro da Série D facilitou algumas contratações. Ainda pensamos em trazer mais três jogadores. O grupo será enxuto, mas com dois atletas por posição do mesmo nível”, destacou. “Observamos bastante a média de idade, a estatura e a minutagem dos jogadores nos clubes anteriores”, complementou.
Publicidade
Sobre o Gauchão, o treinador espera que a equipe possa conquistar uma das oito vagas nas quartas de final. “Vamos precisar de muito trabalho e muito foco para atingir esse objetivo. Já salientei a todos que precisamos manter o nível de concentração a cada segundo nas partidas. A expectativa dos torcedores é grande. O clube está evoluindo na estrutura e isso reflete no crescimento em campo. Precisamos jogar com o coração. Temos que valorizar a história deste clube. É a minha oitava passagem como jogador e treinador. O Avenida precisa conquistar o rótulo de ser um time de Série A”, enfatizou.
LEIA MAIS: Avenida agrega experiência com a chegada do volante Chicão
Ver essa foto no InstagramPublicidade
Em relação à tabela, Márcio Nunes acredita que a sequência de adversários é indiferente. “Teremos um campeonato difícil pela frente, mas temos um grupo qualificado. É complicado estrear contra o Internacional, mas são jogos como esse que motivam o atleta ainda mais. Nenhuma partida vai ser fácil. A competição vai ser de nível alto e isso nos ajudou a atrair atletas”, comentou. “Nosso fator emocional precisa estar muito fortalecido. A tolerância da arbitragem tem sido baixa. Muitos cartões são dados por reclamação. Acredito que a arbitragem deve ser profissional e que a rigidez possa ser menor nesta questão dos questionamentos nas marcações em campo”, acrescentou.
Márcio foi questionado sobre a rivalidade Ave-Cruz. Para ele, será um momento importante para Santa Cruz do Sul com os dois clubes na elite. “Vamos nos preocupar com o clássico somente quando chegar mais perto. É bom para Santa Cruz do Sul. A rivalidade mexe com a cidade”, resumiu. O Avenida já conta com quatro testes agendados: contra um selecionado local no dia 17 ou 18 de dezembro em casa, contra o sub-23 do Grêmio no dia 23 em Porto Alegre, contra o Caxias no dia 6 de janeiro na Serra e no dia 13 de janeiro diante do Guarany de Bagé nos Eucaliptos. “No intervalo entre Natal e Ano Novo, teremos três dias de trabalho. Mas não vamos marcar amistoso para evitar algum tipo de lesão”, explicou.
LEIA MAIS: Avenida anuncia mais quatro jogadores: Celsinho, Alan Cardoso, Hélio Paraíba e Rafael Goiano
Publicidade
Atletas chegam com boas expectativas
Autor de cinco gols em dez jogos no Gauchão 2023, Carlos Henrique está de volta ao clube após por Noroeste, Inter de Limeira e Metropolitano. A expectativa é de melhorar a marca no próximo ano. “Me identifiquei com o clube, a torcida me abraçou e a minha família gostou muito da cidade. Quero ajudar da melhor forma possível. Busco fazer o melhor”, disse.
Para o volante Bruno Camilo, que chega após passagem pelo Confiança, está confiante no projeto do Avenida. “Fiquei feliz pelo convite. Aceitei imediatamente. Venho para acrescentar no elenco. Nunca vou deixar de me doar. Gosto de chegar na área para finalizar. Passei três anos no Nordeste e vim para o Sul para um novo desafio”, afirmou.
LEIA MAIS: Carlos Henrique retorna para a disputa do Gauchão 2024
Publicidade
O volante Jhonata Lima se recuperou de uma grave lesão. Motivado para o retorno aos gramados, o jogador quer ajudar na classificação do Avenida no Gauchão. “Tive um ano difícil pela lesão, mas estou me preparando para voltar a ser o jogador que todo mundo conhece. O grupo é qualificado e de pessoas boas. Vamos dar alegrias ao povo avenidense”, sublinhou.
Ruan Carneiro, após quatro temporadas, deixou o Brusque para topar o desafio do Avenida. Será o primeiro Gauchão na carreira do goleiro. “O Guilherme me contou da história do clube. Da batalha que é para manter o futebol. Vim aqui motivado para conquistar mais coisas. Vai ser mais uma página na minha história. O grupo é bom e dá para chegar longe na competição”, declarou.
LEIA MAIS SOBRE ESPORTES NO GAZ
Publicidade
Elenco
Goleiros: Ruan Carneiro (33 anos)
Laterais-direitos: Celsinho (35 anos) e Rodrigo Negueba (24 anos)
Laterais esquerdos: César Nunes (24 anos) e Alan Cardoso (25 anos)
Zagueiros: Rafael Goiano (33 anos), Dadalt (27 anos) e Patrick Borges (31 anos)
Volantes: Chicão (38 anos), Bruno Camilo (25 anos), Lucas Lucena (27 anos) e Jhonata Lima (31 anos)
Meia: Alexandre (39 anos)
Meias-atacantes: Jean Carlo (30 anos) e Carlos Alberto (29 anos)
Atacantes: Maikon Aquino (30 anos), Felipe Cruz (23 anos), Bruninho (28 anos) e Elias Carioca (23 anos)
Centroavantes: Carlos Henrique (28 anos) e Hélio Paraíba (31 anos)
Comissão técnica
Treinador: Márcio Nunes
Auxiliar técnico: Matheus Coelho
Preparador físico: Alon Ritter
Analista de desempenho: Jean Paulo Dias
Preparador de goleiros: Marcelo Kulcynski
Médico: Márcio Monteiro
Fisioterapeuta: Maurício Fanfa
Massagista: Carlos Eduardo Carlin
Roupeiro: Iuri Oleiro
Assessora de comunicação: Pâmela Gomes
Supervisor: Ramon Pedreira
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙