A 10a Conferência das Partes (COP10) da Convenção-Quadro para Controle do Tabaco, inicialmente agendada para ocorrer de 20 a 25 de novembro deste ano, teve a realização confirmada pelos organizadores para o período de 5 a 10 de fevereiro de 2024. Já a 3a Reunião das Partes (MOP3) do Protocolo para a Eliminação do Comércio Ilícito de Produtos do Tabaco acontecerá na semana seguinte, entre os dias 12 e 15 de fevereiro. Os eventos terão como sede o Panamá Convention Center, na Cidade do Panamá, capital panamenha, mesmo local já previsto no período inicialmente projetado para 2023.
Com o anúncio das novas datas, as delegações de todos os países signatários da Convenção-Quadro passam a se planejar e a se reestruturar visando a participação nos debates. Ao longo de todo o ano, organizações e entidades vinculadas à cadeia produtiva do tabaco no Brasil, bem como lideranças públicas e privadas e autoridades, promoveram audiências e encontros a fim de identificar quais pontos defenderiam os representantes do governo brasileiro nessa conferência, no Panamá.
LEIA TAMBÉM: Segmento exportador celebra recordes e liderança em grãos
Publicidade
No dia 9 de novembro, a poucos dias do início do evento, os organizadores comunicaram o adiamento dele para 2024, a princípio sem sinalizar para novas datas. Na ocasião, a decisão foi justificada pela preocupação com a situação de segurança no Panamá. O país enfrentava protestos contra a operação de mina de cobre a céu aberto, um setor relevante na economia nacional. As manifestações incluíam bloqueios em estradas, que motivavam a escassez de alimentos em diversas cidades, e a organização entendeu que não haveria segurança para as delegações oficiais de mais de uma centena de países, que se dirigiriam à Cidade do Panamá.
Agora, com esses protestos e essas manifestações contornadas, a COP10 e a MOP3 finalmente estão agendadas para fevereiro de 2024. A partir desse anúncio, autoridades e lideranças de vários estados brasileiros, em especial da região Sul, e marcadamente do polo de produção e processamento de tabaco do Vale do Rio Pardo, devem se remobilizar a fim de viajar ao Panamá e acompanhar de perto as tratativas, como já teria ocorrido em novembro.
LEIA TAMBÉM: Produção de tabaco deve apresentar queda de 13,7%
Publicidade
A Gazeta, que também já organizava a cobertura da COP10 e da MOP3 em novembro, igualmente se estrutura para acompanhar de forma presencial os dois eventos nas novas datas, em fevereiro. Conteúdos diários serão elaborados e compartilhados tanto pela Gazeta do Sul quanto pelas demais plataformas de noticiário da empresa, em especial o Portal Gaz e a Rádio Gazeta FM 107,9, bem como pela Gazeta da Serra e pela Rádio Gazeta 98,1, de Sobradinho, e pela Rádio Rio Pardo FM 103,5.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade