Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

PROJETO SABERES E SABORES

Alunos da Escola Affonso Rabuske preparam degustação de alimentos típicos alemães

Foto: Banco de Imagens

Alunos da Escola Affonso Rabuske preparam degustação de alimentos típicos alemães

A Escola Estadual de Ensino Médio Affonso Pedro Rabuske, em Linha Santa Cruz, terá uma noite diferente. Nesta sexta-feira, 1º, a partir das 19 horas, alunos do 2º ano do Ensino Médio vão oferecer um momento de degustação de alimentos típicos dos imigrantes alemães aos pais, familiares e demais convidados especiais, organizado através do projeto “Saberes e Sabores”.

Os pratos preparados fazem parte das atividades realizadas ao longo de 2023 nos estudos em torno do Patrimônio Cultural Imaterial. A iniciativa foi construída entre alunos, professores e direção da Escola junto com o projeto Organização e Extroversão do Patrimônio Arqueológico do CEPA-UNISC, coordenado pelos professores Sergio Celio Klamt e Hélio Etges.

LEIA TAMBÉM: Colégio Estadual Monte Alverne destaca a imigração na região

Publicidade

Segundo a professora Dulce Schultz, responsável pela disciplina de Patrimônio Cultural na escola, foi uma jornada construída de forma coletiva entre alunos e docentes. “Foram muitos os conhecimentos compartilhados pelos docentes da Unisc bem como aqueles vindos dos nossos discentes a partir de suas casas, de conversas e entrevistas feitas com pessoas mais idosas em suas famílias para a coleta de dados e informações e cada um, com suas contribuições, nos trouxe a este momento.”

De acordo com ela, a Mostra organizada a partir das atividades realizadas ao longo de 2023 revela que há muito a se conhecer e aprender na própria comunidade e, assim, compreender melhor a cultura legada pelos antepassados.

LEIA TAMBÉM: Estudantes concluem curso sobre gestão e liderança

Publicidade

Por sua vez, os professores da Unisc destacam que o desenvolvimento do projeto e a construção de conhecimentos foi um processo gradual em vista do âmbito cultural tomado como referência para a realização dos estudos em torno do assunto proposto e das atividades práticas realizadas, em especial, nos últimos meses do ano. “Conhecer o modo de vida dos antepassados e procurar reavivar a memória coletiva proporciona um resgate de vivências e de contextos culturais que não podem ser ignorados e nem esquecidos”.

Para os docentes da Unisc, contribuir com o projeto na escola foi uma experiência relevante porque possibilitou compartilhar conhecimentos da academia com alunos e professores, além de levar outras formas de aprender em sala de aula.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.