Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

VAREJO

Entidades se dividem entre otimismo e incertezas em relação ao Natal

Foto: Albus Produtora

Entidades se dividem entre otimismo e incertezas em relação ao Natal

Presidentes das entidades representativas acreditam que o movimento deve se intensificar na segunda quinzena de dezembro

Principal data no que diz respeito à movimentação de consumidores e vendas, o Natal divide opiniões das entidades representativas dos comerciantes entre otimismo e incerteza. Enquanto o Sindicato do Comércio Varejista do Vale do Rio Pardo (Sindilojas/VRP) vê o crédito mais barato e a maior confiança dos clientes como pontos a se destacar, a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios (Sindigêneros) enxergam um clima de incerteza, mas acreditam que o resultado será bom.

Para o presidente do Sindilojas/VRP, Mauro Spode, juros em queda e inflação controlada favorecem o varejo e também a confiança do consumidor para ir às compras, o que contribui para que o desfecho seja bom. Ele cita ainda o Super Feirão Zero Dívida, que oferece condições especiais de renegociação de dívidas para recuperação do crédito. “Considerando todos esses fatores, há uma expectativa positiva para o fim de ano.” Por se tratar de um polo regional, ele salienta que todos os segmentos poderão se beneficiar em Santa Cruz do Sul.

LEIA MAIS:

Publicidade

Já o presidente da CDL, Ricardo Bartz, entende que 2023 foi um ano conturbado para o varejo e o Natal será importante para a recuperação do setor. “A economia do País ficou estagnada e isso afetou de forma sensível as nossas operações”, menciona. Para ele, o Natal é um “pingo de esperança” para que os comerciantes recuperem o fluxo de caixa visando o primeiro trimestre de 2024, que tradicionalmente é um período difícil.

Bartz lembra que a procura costuma se intensificar no início de dezembro, quando a primeira parcela do 13º salário começa a ser paga pelas empresas. Apesar disso, muitas pessoas costumam usar esse valor para quitar dívidas. “Então, a segunda quinzena de dezembro certamente será a de maior movimento.”
Sobre elevação de preços, acredita que será normal e relativa à reposição da inflação, cujo acumulado de 12 meses está na ordem dos 4,1%. Cita ainda a venda online, sobretudo por meio de aplicativos, como trunfos. “Muitos lojistas optaram por operar dessa forma e estão obtendo bons resultados.”

LEIA TAMBÉM: Fila em frente ao Sindicato dos Comerciários gera reclamações

Publicidade

Já o presidente do Sindigêneros, Celso Müller, vê o Natal com incerteza, sobretudo se comparado com o ano passado. “Em 2022, lá por julho e agosto, as vendas já começaram a crescer muito. Isso não se repetiu agora.” Ele enfatiza, contudo, que é difícil manter um crescimento significativo por anos consecutivos e recorda novamente 2022. “Nós tivemos um início de dezembro ruim, só foi melhorar depois do dia 15, e no fim tivemos um resultado muito bom. Assim, fica difícil fazer uma previsão.” Acrescenta que a procura de empresas e entidades por cestas natalinas teve expressivo aumento neste ano.

Temporários

Com base no volume de contratações ocorridas nos meses de setembro e outubro, período em que historicamente ocorrem admissões de temporários para o fim de ano, o Sindilojas/VRP verificou um incremento de 5% no volume de trabalhadores admitidos. “É sempre uma boa oportunidade para que o temporário se empenhe e mostre serviço para tentar a vaga efetiva”, diz o presidente da CDL, Ricardo Bartz. Ele lembra que em janeiro e fevereiro, com as férias de verão dos funcionários, muitos acabam substituídos pelos temporários, o que eleva a chance de permanência.

Publicidade

LEIA TAMBÉM: Confira os preços das atrações da Christkindfest 2023

Recuperação de crédito

Em parceria com a CDL Porto Alegre e uma rede de entidades parceiras, o Sindilojas/VRP realiza o 6º Super Feirão Zero Dívida. Iniciada no dia 20 de novembro, a campanha tem como objetivo oferecer possibilidades de renegociação e condições especiais de pagamento para a quitação de débitos e recuperação de crédito por parte dos inadimplentes. O término estava previsto para a última sexta-feira, 24, mas houve prorrogação em todo o Estado até esta quarta-feira, 29, por conta das fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul. Em Santa Cruz, os interessados podem consultar e negociar as dívidas diretamente no balcão de atendimento do Sindilojas, que fica na Rua Ernesto Alves, em frente à praça Siegfried Heuser. O horário é das 8 horas ao meio-dia e das 13h30 às 18 horas.

Publicidade

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.