O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), encaminhou, nesta segunda-feira, 27 ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, as indicações de Flávio Dino ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República.
Ministro da Justiça e Segurança Pública desde o começo do mandato de Lula, Flávio Dino foi governador do Maranhão por dois mandatos e senador pelo mesmo estado. Nascido em São Luís, capital maranhense, em 1968, e filho de advogados, ele se formou pela Universidade Federal do Maranhão em 1991. Hoje, é professor de direito constitucional na instituição. Ele deve assumir a vaga deixada no STF por Rosa Weber, que completou 75 anos em outubro.
LEIA TAMBÉM: Bolsonaro diz que irá para a posse de Javier Milei, presidente eleito da Argentina
Publicidade
Já Paulo Gonet ocupa os cargos de subprocurador-geral da República e vice-procurador-geral eleitoral. Nascido em 1961, no Rio de Janeiro, ele é membro do Ministério Público Federal desde 1987. Junto ao atual ministro do STF Gilmar Mendes e a Inocêncio Mártires Coelho, ele fundou o atual Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), em Brasília, e escreveu o livro Curso de Direito Constitucional. Ele assumiria a vaga de procurador-geral da república deixada em setembro por Augusto Aras, indicado em 2019. Com o fim do mandato, em setembro, o cargo tem sido ocupado pela interina Elizeta Ramos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE POLÍTICA
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade