A 36ª edição do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) movimentará o Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, entre sexta-feira, 24, e domingo, 26. De Cachoeira do Sul, em 2023 o CTG Os Gaudérios estará disputando na Força B. Sendo o sexto grupo a se apresentar no Bloco 2, eles subirão ao palco na manhã de sábado.
Chegando à 11ª participação, o CTG foi fundado em 30 de junho de 1962 e participou do primeiro Enart em 2008. Apesar de nunca terem se classificado para a finalíssima da Força A, soma bons resultados na Força B nos últimos anos. No ano passado, ficaram em 6º. Também houve quatro participações na final da Força A, em 2008, 2009, 2013 e 2014. Para este ano, as expectativas do dançarino Bernardo Müller são de novamente conseguir uma boa colocação. “Trabalhamos para conseguir o melhor resultado possível”, afirma.
LEIA TAMBÉM:
- Enart 2023: Lanceiros do Sul é uma das novidades do festival neste ano
- Enart 2023: campeão da inter de Sarandi busca classificação inédita para a finalíssima
- Enart 2023: CTG pioneiro do Rio Grande do Sul vai apresentar o primeiro baile gaúcho no festival
- Enart 2023: Candeeiro da Amizade é o único representante da 5ª RT na Força A
- Enart 2023: GN Ibirapuitã vai contar a história do velório da Cruz de forma inusitada
A preparação é intensa. Müller, que vai para o nono Enart, conta que os ensaios acontecem praticamente todas as noites, começando às 22 horas e seguindo até a o começo da madrugada. O CTG também aposta na experiência dos dançarinos: apenas um vai para o primeiro Enart, enquanto a maioria já está indo para a quarta ou quinta participação. O horário também será um aliado, já que eles devem subir ao palco por volta das 10 horas de sábado. “Horário muito bom pra dançar. Acho que ficar muito no início e muito no final prejudica um pouco”, comenta.
Publicidade
A participação, assim como para muitos outros centros de tradições, só foi viabilizada por conta de patrocinadores e jantares para arrecadar recursos. Além disso, grande parte do investimento vem de cada dançarino. A presença do CTG Os Gaudérios no Enart também demorou a ser confirmada, tendo de ser obtida por meio de uma liminar.
LEIA TAMBÉM:
- Enart 2023: Lomba Grande será o primeiro a se apresentar na noite de sexta-feira
- Enart 2023: Independência Gaúcha sonha em chegar à finalíssima neste ano
- Enart 2023: CTG Felipe Portinho estreia na Força A neste ano
- Enart 2023: Campo dos Bugres vai usar dois modelos de pilcha diferentes na final do festival
- Enart 2023: Sentinelas do Pago homenageará o maior payador gaúcho
“Tropeiros do Tempo” será tema da performance
Condutores de tropas de muares e cavalos entre diferentes regiões, controlando os animais enquanto cruzavam incontáveis quilômetros pelo interior do país, os tropeiros tiveram papel central no desenvolvimento de diversos estados, inclusive do Rio Grande do Sul. Retratar essa importância é o objetivo da coreografia que o CTG Os Gaudérios apresentará, no Enart 2023, o tema “Tropeiros do Tempo”.
Elaborada pelos coreógrafos Tiago Damiani e Fábio Rodrigues de Rosso, a performance retratará o período histórico entre 1737 (fundação da cidade de Rio Grande) e 1845 (fim da Revolução Farroupilha). Os peões vão usar chiripá, peça usada até o final do século XIX, mas com bordados atuais. Já a música será uma releitura das coreografias apresentadas pela entidade em 2014. “Foram músicas que permaneceram na entidade até os dias de hoje, digamos que se tornou um ‘hino’ do CTG Os Gaudérios”, comenta Bernardo.
Publicidade
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade