A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) retomou em 100% o serviço de abastecimento de água nesta quarta-feira, 22, em Vila Mariante, após os impactos da enchente. A empresa continua providenciando os consertos necessários nas ligações afetadas, garantindo a volta gradual à normalidade.
Além disso, a Estratégia de Saúde da Família (ESF) Mariante retomou os atendimentos médicos e de enfermagem, bem como a Unidade Móvel de Saúde está presente na área com atendimento domiciliar, levando os medicamentos necessários à população, visando o cuidado integral da comunidade.
LEIA MAIS: Enchentes elevam perdas e trazem alerta à região
Publicidade
Qualidade da água deve ser observada
O prefeito Jarbas da Rosa, satisfeito pelo retorno do fornecimento de água potável, destaca ainda a importância de atenção redobrada à qualidade da água, especialmente nas áreas afetadas. “Estamos trabalhando incansavelmente para normalizar a situação em Vila Mariante. A água é uma prioridade, e a Corsan está fazendo os reparos essenciais. Pedimos à comunidade que siga as orientações da Vigilância Sanitária para garantir a segurança na utilização da água”, ressaltou o prefeito.
Aqueles que ainda não contam com o abastecimento da Corsan ou que utilizam água de poços nas áreas afetadas, a Vigilância Sanitária emitiu orientações para garantir a saúde e o bem estar da população. Para evitar riscos à saúde devido a contaminação da água, é orientado aguardar a desinfecção e aplicação de cloro na água antes do consumo.
LEIA MAIS: Venâncio Aires decreta situação de emergência pública por conta de nova enchente
Publicidade
Para auxiliar na purificação da água, a Corsan distribuirá aos atingidos frascos de Hipoclorito de Sódio junto à Unidade Móvel de Saúde que estará presente em Vila Mariante. No posto de saúde de Vila Mariante, a Vigilância Sanitária também está distribuindo frascos do produto para a comunidade a partir desta quarta.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, os atendimentos médicos foram normalizados, no horário das 7h30 ao meio-dia e das 13 horas às 16h30. “Estamos restabelecendo nossos serviços de saúde para atender às necessidades da comunidade após esse período desafiador. A ESF está ativa, e a Unidade Móvel de Saúde, além de realizar atendimentos domiciliares, está entregando medicamentos às famílias afetadas. A nossa equipe está empenhada em oferecer cuidado integral à população, garantindo assim, o bem-estar de todos”, finalizou o secretário.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙