Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

BOLSO

Redução na conta por falta de água beneficia quase 19 mil consumidores em Santa Cruz

Foto: John Kaercher Machado

Rompimentos de rede ocasionam desabastecimento

Problemas frequentes de falta de água ou a suspensão do abastecimento por grandes períodos podem gerar desconto na fatura. A fiscalização dessas situações no município é feita pela Agência Reguladora dos Serviços Delegados (Agerst). Nos primeiros seis meses do ano, a Agerst conseguiu que os consumidores atingidos tivessem abatimento nas contas.

O presidente da Agência, Astor Grüner, ressalta que pouco mais de R$ 400 mil serão pagos a menos por quase 19 mil consumidores. “Nós temos uma resolução, quando há desabastecimento e falta de água, conforme o número de horas e conforme a região abrangida. Então nós tivemos, no primeiro semestre, ressarcimento aos usuários por parte da Corsan de R$ 405 mil para 18,7 mil moradias. Claro que teve economias que tiveram ressarcimento de R$ 5, R$ 10, mas teve economias com ressarcimento de R$ 50, R$ 60 por um desabastecimento que abrangeu uma região grande por um número de horas muito elevado”, explica.

LEIA TAMBÉM: Grandes eventos geram empregos e estimulam o desenvolvimento de Santa Cruz

Publicidade

Desde o começo do ano, a Agerst já aplicou nove multas para a Corsan, no valor toral de R$ 139 mil. O recurso vai para o Fundo Municipal de Gestão Compartilhada. Com o novo aditivo assinado entre a Corsan e a Prefeitura, o fundo acabou extinto e agora o governo estuda onde investir esses valores. Nos primeiros seis meses do ano, a agência contabiliza 70 reclamações de desabastecimento e 43 notificações de vazamentos, além de situações de atraso em novas ligações, vazamento de esgoto e problemas com repavimentação. Também houve 75 processos abertos por cobranças indevidas. Desse total, 60% tiveram resultado positivo para os consumidores de água.

Como funciona o ressarcimento?

Uma resolução da Agerst, com variáveis como período de desabastecimento e área afetada, prevê que a própria Corsan automaticamente faça o ressarcimento, sem depender de solicitação do consumidor. “A função da agência é fiscalizar para ver se esse ressarcimento foi feito. Então quando há um número de moradias afetadas que supera o que diz a resolução, a Corsan automaticamente deve fazer esse ressarcimento”, explica Grüner.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ DO SUL

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.