Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

falta pouco 🧉

Enart 2023: GAN Anita Garibaldi aposta na experiência internacional para fazer bonito

Em julho deste ano, o Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado, esteve em um festival internacional de folclore, na Polônia e na Sérvia. Foi a 12ª participação do grupo em eventos desse tipo, onde apresentam coreografias, chula e danças tradicionais. Cerca de quatro meses depois, nesta sexta-feira, 24, a invernada adulta subirá ao palco montado no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, para o principal compromisso de 2023: a final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart).

A expectativa, segundo o instrutor Daniel Dal Molin, é conseguir uma classificação inédita para a finalíssima, que vai reunir os 20 melhores grupos do Rio Grande do Sul, para uma apresentação no domingo, 26. Para alcançar esse objetivo, os ensaios estão intensos, ocorrendo praticamente todos os dias. “No final de semana, começa sexta e vamos até domingo, direto”, disse.

LEIA TAMBÉM:

Um diferencial da invernada adulta do GAN Anita Garibaldi é o entrosamento entre os integrantes. A maioria deles dança junto desde a categoria mirim. “Eu venho preparando este grupo desde 2014, como mirim. Se manteve para o Juvenart, mas a pandemia fez com que não tivéssemos boas experiências como juvenil. Depois da Covid-19, então, passamos a focar no Enart e todos abraçaram a causa”, relatou. A primeira participação aconteceu no ano passado.

Publicidade

Por consequência, a média de idade dos integrantes da invernada adulta é bem baixa, em torno de 18 anos. “É um grupo muito família, porque a maioria são jovens e os pais participam junto. São estudantes, que estão construindo a vida.” Apesar da aparente inexperiência em Enart, isso não é empecilho para acreditar na classificação. “Tenho experiência na comissão avaliadora e sei que é necessário uma caminhada consolidada, mas não vamos desistir antes de tentar. Acredito que tenhamos chances de passar para o domingo, mas não vai ser fácil”, comentou Daniel Dal Molin.

LEIA TAMBÉM:

Pedro Raimundo é o tema do Anita Garibaldi

Em 2022, a temática apresentada foi o carnaval de Veneza. “Foi um trabalho muito bonito, mas, neste ano, estamos ainda mais preparados”, afirmou. A invernada adulta do Anita Garibaldi conta com 15 pares que, no Enart 2023, vão contar a história de Pedro Raimundo – o primeiro homem a aparecer “vestido de gaúcho” na televisão, em rede nacional. “Temos que agradecer o que ele fez pela nossa tradição. Foi depois de ver Pedro Raimundo vestindo traje típico que Luiz Gonzaga decidiu fazer o mesmo, mas com o vestuário nordestino”, explicou.

Publicidade

Entre os elementos presentes nas coreografias, estará, ainda, referências à gaita que Pedro Raimundo tocava e a Mariana – ele compôs a conhecida música Adeus, Mariana. Todo esse contexto, assim como a nova pilcha, foi apresentado aos amigos e familiares dos integrantes da invernada adulta na pré-estreia, realizada no último sábado, 18.

LEIA TAMBÉM:

Já a apresentação do GAN Anita Garibaldi será na noite de sexta-feira, como segundo grupo do bloco 1. “Como instrutor, gostaria de dançar no sábado à tardinha, porque se classificarmos vamos ter que dançar domingo muito cedo, seremos o primeiro ou segundo”, analisou.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ

Publicidade

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.