Uma espécie de lixão a céu aberto nas proximidades do antigo Santuário de Schoenstatt, à margem da BR-471, em Santa Cruz do Sul, tem motivado reclamações de moradores e proprietários de empresas do entorno. Duas coletoras de resíduos foram instaladas no ponto, mas a situação persiste.
LEIA também: Índice de reciclagem de resíduos em Santa Cruz do Sul é de 2,61%
Moradores que preferiram não se identificar enviaram fotos da situação. Eles relataram a presença de lixo espalhado ao redor das coletoras e a frequência com que ocorre o descarte incorreto de materiais. De acordo com a Prefeitura, é permitido depositar nos contêineres resíduos orgânicos e rejeitos não recicláveis e volumosos, como restos de móveis, mas de forma correta e dentro dos recipientes.
Publicidade
A situação também causa incômodo aos empresários locais, que se queixam do cheiro. Conforme os moradores, o acúmulo de itens é maior pela parte da manhã. Além disso, eles informaram que por vezes são vistas crianças brincando entre os rejeitos. Galhos de árvores, roupas e outros resíduos também são presentes.
LEIA TAMBÉM: Workshop destaca importância da separação correta de resíduos dentro e fora de casa
Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade informou que está ciente do problema e estuda alternativas para resolvê-lo. Além disso, o descarte irregular de resíduos é passível de multa de, no mínimo, R$ 5 mil, conforme o decreto federal 6.514 de 2008.
Publicidade
Como denunciar
Denúncias sobre o descarte indevido de lixo podem ser feitas à Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, pelo telefone (51) 3690 4151 ou e-mail [email protected].
A Prefeitura ressaltou que pode ser feito o registro dos infratores com fotos e vídeos. A ferramenta ajuda na identificação dos responsáveis, para futuras responsabilizações.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙