As forças de segurança da região entraram em alerta nos últimos dias. A sequência de homicídios em municípios do Vale do Rio Pardo chamou a atenção e é alvo de intensas apurações por parte da Polícia Civil e da Brigada Militar. A série recente iniciou-se no sábado, por volta de 20h20, com o assassinato de José Ataliba Lopes, de 46 anos, em Venâncio Aires. Na segunda-feira, outros dois casos foram registrados.
LEIA TAMBÉM: Passo a passo: como foi desencadeada a Operação Controle em Santa Cruz
O primeiro aconteceu por volta de 18 horas, quando um homem de 62 anos matou o filho, Rafael Martens Geraldo, de 26. Mais tarde, pelas 21 horas, Wellinton Tharcizio Brasil, 26, foi assassinado em Passo do Sobrado. Mesmo que nos três municípios os casos de homicídio estejam em queda comparado ao mesmo período de 2022, os assassinatos geraram certa insegurança nos moradores.
Publicidade
Mas conforme o tenente-coronel Rodrigo Schoenfeldt, que comanda o 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), ações estão sendo realizadas para impedir mais delitos do tipo aconteçam. Ao mesmo tempo, o Setor de Inteligência trabalha para apurar as circunstâncias de cada caso. Essas informações devem ser repassadas à Polícia Civil para auxiliar nas investigações e identificar os autores que faltam. Confira o que se sabe de cada caso nos quadros.
- José Ataliba Lopes, 46 anos
José Ataliba Lopes, de 46 anos, foi assassinado na noite do último sábado com três disparos de arma de fogo e golpes de faca, em um bar na Rua Salvador Stein Goulart, Bairro Macedo, em Venâncio Aires. Sabe-se que ele possuía em sua ficha um caso antigo de atentado violento ao pudor. No entanto, não é possível afirmar que o crime do passado tem alguma conexão com o delito atual.
LEIA TAMBÉM: Homem é assassinado a tiros e facadas em bar de Venâncio Aires
Publicidade
Por enquanto, o autor do homicídio não foi identificado e as investigações prosseguem. O corpo de José Ataliba foi encontrado nas proximidades da entrada do bar. A BM fez buscas ainda durante a noite, mas não localizou o assassino, que teria fugido a pé para ruas do próprio Bairro Macedo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito no local. O Instituto-Geral de Perícias (IGP) também foi acionado.
No local, os peritos coletaram as primeiras evidências para a investigação do caso, que está a cargo da Polícia Civil de Venâncio Aires. Sabe-se que o estabelecimento comercial possui câmeras de videomonitoramento, que foram apreendidas e estão sendo analisadas, para identificar a dinâmica do crime e a autoria. Foi o décimo homicídio no ano em Venâncio Aires. Em 2022, no mesmo período, eram 11 casos.
- Wellinton Tharcizio Brasil, 26 anos
Wellinton Tharcizio Brasil, de 26 anos, foi assassinado por volta de 21 horas de segunda-feira, com quatro tiros. Ele foi atingido quando saía de uma cabana, que fica em uma chácara na localidade de Alto Vila Melos, interior de Passo do Sobrado, onde confraternizava com amigos. Foi o primeiro homicídio do ano no município. Policiais ouviram quatro testemunhas, que estavam com Wellinton antes de ele ser morto.
Publicidade
LEIA TAMBÉM: Homem é assassinado a tiros após confraternizar com amigos em Passo do Sobrado
Elas disseram que estavam na cabana quando Wellinton recebeu convite para ir até uma casa noturna. Logo após subir em sua Honda CG Titan, 125 cilindradas, modelo Fan KS, vermelha, o homem de 26 anos saiu por um caminho muito escuro, mas foi surpreendido por um criminoso. Armado, o bandido estava escondido atrás de um portão de madeira e, quando Wellinton passou por ele, desferiu os disparos.
As testemunhas ouviram sete tiros, dos quais quatro atingiram o corpo da vítima. Após o crime, o autor fugiu. Ainda de acordo com os amigos do homem baleado, Wellinton estava armado com um revólver calibre 38 e tinha um celular. Porém, durante a perícia, tanto a arma como o aparelho não foram localizados. Em apurações, constatou-se que os bolsos da vítima tinham sido vasculhados. A motocicleta foi apreendida.
Publicidade
Sabe-se que o homem era natural da cidade de Coronel Bicaco, mas recentemente se dividia em passagens por Santa Cruz do Sul e Passo do Sobrado. Possuía extensa ficha na polícia. Figurou como suspeito, acusado ou indiciado de crimes como ameaça, furto, roubo, tráfico de drogas e homicídio, em cidades como Santa Cruz, Passo do Sobrado, Candelária e Santa Maria. Nesse último município, foi acusado de ter sido autor de um assassinato em 31 de agosto de 2018.
Ao longo dos últimos dias, o Setor de Inteligência da BM apurou a suspeita de sua participação, junto de um comparsa, no assalto a um morador em uma propriedade na localidade de Campo do Sobrado, interior de Passo do Sobrado. Na ocasião, o dono da residência, de 57 anos, foi obrigado a fazer uma transferência via Pix de R$ 3,5 mil para a conta de um dos assaltantes. No dia seguinte, a BM prendeu o homem que recebeu o dinheiro. Este apontou quem foram os suspeitos que estiveram em sua casa para fazer a transferência dos valores, sendo Wellinton um destes.
- Rafael Martens Geraldo, 26 anos
Rafael Martens Geraldo, de 26 anos, foi morto pelo pai, de 62, por volta de 18 horas de segunda-feira, com um golpe de faca no abdômen. O caso aconteceu na Rua São Francisco, em bairro de mesmo nome, em Vera Cruz. O autor foi preso em flagrante pela BM e confessou o crime, mas alegou legítima defesa. Para o Setor de Inteligência da BM, trata-se de um crime passional, com circunstâncias que podem ter potencializado os ânimos dos envolvidos, como ingestão de álcool.
Publicidade
LEIA MAIS: Pai mata filho a facada em Vera Cruz
A vítima, que é natural de Santa Cruz do Sul, teria antecedentes por furto e crime sexual. No dia do crime, os dois envolvidos teriam entrado em luta corporal. O autor ficou com uma lesão de facada na região do seu antebraço. No entanto, entre as apurações, uma testemunha afirmou ter visto o pai da vítima se autolesionando. Após o caso, o preso, que não teve o nome revelado, foi encaminhado ao Presídio Regional de Santa Cruz do Sul. Foi o segundo homicídio do ano em Vera Cruz. Em 2022, no mesmo período, eram cinco casos.
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙