Era por volta das 6 horas da manhã desta terça-feira, 14, quando agentes do Ministério Público do Rio Grande do Sul bateram à porta da Câmara de Vereadores, para revistar o gabinete do vereador Henrique Hermany (Progressistas). Ele é um dos alvos da Operação Controle, que investiga fraudes em licitações, peculatos – desvios de valores públicos realizados por funcionários públicos – e lavagem de dinheiro. Além dele, o vice-prefeito e secretário da Saúde, Elstor Desbessell, também foi afastado, assim como mais quatro secretários e outros servidores municipais, além de empresários.
Ocupando uma cadeira na Câmara desde 2021, quando foi o vereador mais votado do Progressistas, partido do qual é presidente municipal, o envolvimento de Henrique com a política já vem da família. Ele é filho da prefeita Helena Hermany e do ex-prefeito e secretário de Obras Edmar Guilherme Hermany, que ocupou o Executivo municipal entre 1993 e 1996. Henrique também ocupava o cargo de líder do Governo na Câmara.
LEIA MAIS:
Publicidade
- Reforma do autódromo e duplicação da BR-471; supostas fraudes somam R$ 47 milhões de prejuízo
- FOTOS: veja registros da operação que afastou vice-prefeito de Santa Cruz
- Helena Hermany deve se manifestar sobre afastamento de vice até o final da manhã
- Quem é Elstor Desbessell, vice-prefeito afastado de Santa Cruz?
- Aluguéis de prédio de luxo e salas comerciais para secretarias também são investigados pelo MP
- Entenda os crimes pelos quais os investigados na Operação Controle são acusados
- Câmara de Vereadores afirma que investigação do Ministério Público não mira atos do Legislativo
- Promotor do Gaeco confirma afastamento de Henrique Hermany em entrevista exclusiva
- Investigação não apontou envolvimento de Helena Hermany nos crimes apurados pelo MP
- VÍDEO: Elstor Desbessell se manifesta sobre afastamento
Nascido em 1979, Henrique é formado em Direito, com especialização em Direito de Família e Sucessões e MBA em Gestão Hospitalar. Já na sua experiência com a gestão pública, ele foi assessor jurídico da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Vale do Sol, além de Secretário Municipal de Segurança, Defesa Civil e Esporte e Secretário Municipal de Saúde em Santa Cruz. Também foi diretor administrativo-financeiro do IPE-Saúde.
O envolvimento de Henrique Hermany também passa fortemente pelo esporte: ele já foi presidente do Departamento de Futebol Monte Alverne, além de ter sido vice-presidente de futebol e ex-presidente do Conselho Deliberativo do FC Santa Cruz. Em outubro, ele era cogitado para assumir a presidência do Galo em 2024, após a saída de Miguel Schuck.
ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA SOBRE A OPERAÇÃO CONTROLE
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙