Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

MARCIO SOUZA

Opinião: “Uma bomba explodiu no Palacinho”

O dia 14 de novembro de 2023 está marcado na história política de Santa Cruz do Sul. Desde o início da manhã não há assunto que não as causas e consequências da Operação Controle do Ministério Público.
Como disse o promotor João Beltrame, em entrevista ao colega Ronaldo Falkenback na Rádio Gazeta 107,9 FM, trata-se de um processo investigativo, que ainda demanda mais apurações e oitivas de testemunhas e, claro, das pessoas arroladas no caso.

A avaliação sob a ordem jurídica do fato, que resultou na interrupção de mandato do vice-prefeito, Elstor Desbessel, e das funções dos secretários Edemilson Severo, Everton Oltramari, Márcio Martins e Valmir José dos Reis, além do vereador Henrique Hermany, ainda dependerá da ampliação dos fatos. O que se pode dizer, entretanto, sobre a questão política, é que a alta cúpula do Palacinho sofreu um grande revés.

LEIA TAMBÉM: Promotor do Gaeco confirma afastamento de Henrique Hermany em entrevista exclusiva

Publicidade

Por mais que o nome da prefeita Helena Hermany não tenha sido citado, em função, de acordo com o promotor, de não existir indícios de seu envolvimento nos supostos crimes, que resultaria em cerca de R$ 47 milhões de prejuízos aos cofres públicos, a sua posição como possível candidata à reeleição fica arranhada.

Ela mostrou-se, em entrevista coletiva na Procuradoria-Geral do Município, serena. Fez questão de dizer que está tranquila e que confia nas equipes que fazem os trâmites das licitações na Prefeitura de Santa Cruz. Mas entende, e também disse isso, que, por mais que não esteja envolvida, é ela que responde pelo Executivo. Ou seja, tem sua posição política arranhada.

LEIA TAMBÉM: VÍDEO: prefeita se pronuncia sobre operação do Ministério Público em Santa Cruz

Publicidade

A coletiva, além de possibilitar as primeiras explicações por parte da administração também esteve cercada de mensagens, propositais ou não. Totalmente vestida de preto, diferente de seu hábito de trajar roupas com cores diversas, a prefeita parecia estar em um velório.

O clima fúnebre ampliava-se com as lágrimas de algumas solidárias servidoras, que acompanhavam o ato. Para completar, uma demonstração de companheirismo dada pelo secretário Everson Bello (de Relações Institucionais e Esporte); pelo procurador Ricardo Scherer, e pelos secretários Roberta Pereira (do Desenvolvimento Social) e Wagner Machado (da Educação), duas das pastas com as quais a prefeita mais identifica seu mandato. Santa Cruz tem 16 secretarias; 5 caíram; 4 estavam na coletiva dando suporte à prefeita; outros 7 não compareceram.

LEIA TAMBÉM:

Publicidade

Fazendo uma alusão à parábola Pegadas na Areia, em que a pessoa questiona o Senhor por perceber só um par de pés, quando estava em momento ruim; e o Senhor respondeu que, nessas ocasiões os passos na areia seriam Dele, pois a carregava no colo; é possível dizer que, desta vez, o momento mais difícil de seu mandato, Helena vê poucos passos na areia a lhe acompanhar.

LEIA OUTROS TEXTOS DE MÁRCIO SOUZA

Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙

Publicidade

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.