O coração de Sobradinho pulsou no ritmo da poesia, em versos rimados e na melodia de crianças e adultos que circularam por entre os livros. Entre o vai e vem de ideias, no respirar da cultura, inspiração para quem se dedica a contar sobre nosso estado e deixar registradas as mais diversas emoções.
Assim é para Robson Luiz Drachler, escritor convidado especial da 27ª Feira do Livro de Sobradinho. Filho de Seraphin Drachler e Vera Lazzari Drachler, irmão de José Berto Drachler e Silvana Drachler, esposo de Angelita Chiapinotto e pai de Pietro Chiapinotto Drachler, o sobradinhense, desde pequeno, se interessa pelas coisas que fazem referência ao Rio Grande do Sul.
Grande admirador da história, cultura e tradição gaúcha, prova disso são suas coleções, como, por exemplo, a de embalagens de erva-mate, CD’s, LP’s e DVD’s da musicalidade gaúcha, além de vários livros e recortes de jornais com assuntos relacionados ao estado.
Poeta, declamador, admirador e fã de Jayme Caetano Braun, o pajador dos pajadores, teve ele como exemplo para escrever poesias, onde expressa variados sentimentos e aquilo que traduz de sua vivência. “A poesia para mim é como uma cancela aberta sem tramela ou um campo sem aramado, ela tem o poder de transformar o sonho em realidade, de materializar o imaginário, ou seja, através dos versos você pode ser aquilo que quiser, por exemplo, um grande estancieiro, um simples peão de estância, um herói farroupilha, um local histórico, dentre tantas outras coisas. A poesia é o alimento que sustenta o corpo e a água pura da vertente que sacia a sede da alma e do coração. Ter o dom de criar e de escrever sobre aquilo que se ama é certamente um presente divino, por isso cito o poeta Pablo Neruda: ‘Escrever é fácil, você começa com uma letra maiúscula e termina com um ponto final, no meio você coloca as ideias’”, salienta Robson.
Publicidade
Já são mais de 70 poesias que retratam temas diversos, entre as quais “Sonhos de Peão”, “Churrasqueira”, “Amizade”, “Meu Velho Carijinho” e “Nos Campos da Solidão”, sendo que esta está entre as dez que fazem parte do livro do MTG em comemoração aos 100 anos do escritor e poeta Guilherme Shultz Filho, em 2011.
O amor pela tradição veio de casa. “A indumentária do pai e o gosto do chimarrão da mãe. Faço parte do Movimento Tradicionalista Gaúcho, através do CTG Galpão da Estância, onde fui patrão na gestão 2015, além de participar de outros grupos irmanados com o tradicionalismo, como a Confraria Cavaleiros da Serra e a Confraria Trancando o Garrão”, detalha Robson, que também foi membro do Conselho de Cultura de Sobradinho.
Unindo esse amor pelo pago à vontade de passá-lo adiante, ingressou, em julho de 2012, nas ondas da Rádio Gazeta FM 98.1, onde, aos domingos, das 11h às 13h, comanda o programa ‘Retratando a Querência’.
Publicidade
Vencedor de premiações em concursos de declamação, Robson destaca que seu maior troféu é o reconhecimento, a valorização e o carinho a ele direcionado, além de poder levar aos outros, especialmente aos mais jovens, um pouco daquilo que conhece, seja através de eventos tradicionalistas ou palestras.
Aos 58 anos de idade, para Robson é uma honra ter sido escolhido escritor convidado especial da 27ª Feira do Livro. “Assim como todo sobradinhense, amo esta terra, e ser homenageado pelo seu povo é a maior de todas as conquistas. Parabéns aos organizadores e aos homenageados Adelar Rosa e Romar Beling. Quero agradecer também, especialmente, os meus familiares e amigos e que o Patrão Eterno proteja e ilumine a todos nós”.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!