A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul trará ao munícipio o educador social e escritor Alex Duarte para uma atividade dentro da programação comemorativa pelos 60 anos da instituição. Capacitista em desconstrução – como transformar nossos preconceitos em oportunidades de inclusão? será o tema abordado na palestra, no próximo dia 20, às 19h30, no auditório central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
Ainda jovem, Alex Duarte foi desafiado por uma adolescente com síndrome de Down a se tornar amigo dela, e ele não imaginava que a experiência de convivência mudaria completamente a sua vida. Da amizade que nasceu, Alex começou a tomar consciência de seus próprios preconceitos e passou a questionar teorias equivocadas que a ciência e a educação lhe ensinaram sobre pessoas com deficiência. Com isso, surgiu o questionamento quanto ao motivo de a diferença trazer tanto desconforto às pessoas, gerando medo, culpa e afastamento.
LEIA TAMBÉM: Convenção da CDL debate a inovação no setor
Publicidade
Mergulhado há uma década em pesquisas, especializações e palestras, o autor do livro criou um manual anticapacitista, construído a partir de autorreflexões, depoimentos e testemunhos de pessoas com deficiência, que o auxiliaram a identificar o capacitismo e seu estruturalismo a fim de desenvolver caminhos para combatê-lo. Inicialmente dentro de si, para então externalizá-los de forma que possam ser usados em qualquer contexto que envolva relações sociais.
A palestra Capacitista em desconstrução é destinada a quem busca realizar significativas melhorias como ser humano, por meio de uma grande revisão educacional, empresarial e social. É uma virada de chave para quem deseja se preparar para um futuro acessível, transformando seus preconceitos em oportunidades de inclusão.
LEIA TAMBÉM: Asan organiza mais uma edição do apadrinhamento de Natal
Publicidade
A Apae de Santa Cruz, fundada em 25 de novembro de 1963, completa 60 anos de dedicação, acolhendo em torno de 520 famílias diariamente, entre crianças, jovens e adultos. Neste mês inicia uma programação especial com diferentes atividades para os atendidos, familiares e toda a comunidade.
Os ingressos para a palestra podem ser adquiridos clicando aqui, ao valor de R$ 10,00 no primeiro lote (até este domingo) e de R$ 15,00 no segundo lote.
Quem é
Alex Duarte é graduado em Comunicação Social, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pós-graduado em Neurociências, educador social e diretor do filme Cromossomo 21. Há 15 anos é palestrante na área de inclusão/diversidade e autor de quatro livros. Foi o primeiro jovem no Haiti a documentar a Missão de Paz da ONU, premiado por esse trabalho no Festival de Cinema de Gramado. Estagiou na Fundação Roberto Marinho e foi um dos representantes do Brasil na ONU pelo Dia Internacional da Síndrome de Down.
Publicidade
Também foi professor do Ponto de Cultura Ação Cultural Integrada, pelo governo federal, e educador no programa Escola Aberta para todos, no Rio Grande do Sul. Seu filme Cromossomo 21 foi premiado em Hollywood e exibido nos cinemas do Brasil. Desenvolveu ainda um método de empoderamento para pessoas com deficiência, no programa Expedição 21, com validação científica pela Universidade de São Paulo (USP) por intermédio do neurocientista Fernando Gomes e equipe.
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SANTA CRUZ NO GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade