Novembro é o tradicional mês da Black Friday e os consumidores já se preparam para aproveitar as ofertas do comércio local e das lojas virtuais. Em 2023, o evento ocorrerá no dia 24 e, por isso, são válidas algumas dicas para economizar nas compras, encontrar as melhores oportunidades e evita armadilhas.
LEIA TAMBÉM: Black Friday 2023 tem interesse recorde dos internautas
Confira como aproveitar a Black Friday:
- Faça uma lista de compras: o processo ajuda a avaliar as necessidades reais de consumo e evitar compras impulsivas, definindo um orçamento que caiba no bolso.
- Pesquise sobre os produtos: além de buscar os melhores preços, analisar a ficha técnica e avaliar se os itens atendem as necessidades e expectativas é de extrema importância. Buscar avaliações e comparativos na internet também pode ser útil.
- Faça o cadastro nas lojas com antecedência: isso garante benefícios exclusivos, descontos antecipados e promoções especiais oferecidas pelas lojas varejistas aos clientes registrados na plataforma. O cadastro também evita possíveis atrasos ou problemas, bem como agiliza o processo de finalização da compra.
- Confira o histórico de preço dos produtos: é uma estratégia para não cair na famosa “Black Fraude”, em que alguns comerciantes oferecem produtos com preço original superfaturado. A recomendação é acompanhar a variação de valores e checar o histórico dos preços nos principais sites de e-commerce, bem como comparar os mesmos em outros sites.
- Verifique se a loja é confiável: como a Black Friday é uma datas em que os criminosos aproveitam para aplicar golpes de forma online, a orientação é checar a reputação das lojas em plataformas como o Reclame Aqui e conferir se o CNPJ da empresa está ativo na Receita Federal. Também vale conferir se existem reclamações de outros compradores nas redes sociais.
- Priorize o cartão de crédito, especialmente o virtual: a opção de pagamento oferece benefícios como parcelamento de compras sem juros e acumulação de pontos em recompensa ou cashback, além de uma proteção adicional em caso de arrependimento ou problemas com as compras. Os cartões virtuais têm ainda a possibilidade de “trocar o número” do cartão esporadicamente, o que diminui os riscos de golpe.
- Aproveite cupons e cashback: essa dica é preciosa para economizar na Black Friday. Portanto, garimpe o cupons de desconto e aplique-os antes de finalizar a compra. Também é válido recorrer a lojas e cartões de crédito que ofereçam cashback.
- Use a aba anônima: assim, o consumidor consegue explorar as ofertas de maneira imparcial e encontrar os melhores preços, sem influência de pesquisas passadas.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙