Com dois anos de trabalho, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Lanceiros do Sul, de Cachoeira do Sul, 5ª Região Tradicionalista (RT), chega à primeira final do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) neste ano. A entidade se apresentará na noite de sábado, 25, encerrando a fase classificatória, em busca de uma vaga na finalíssima da modalidade Danças Tradicionais Força B.
O evento acontecerá entre os dias 24 e 26 de novembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul. Os 13 pares que compõem o grupo cachoeirense vão fazer o deslocamento de aproximadamente 95 quilômetros na sexta. No sábado, a concentração será total, segundo o instrutor Anderson Santos. “Estamos focados em conquistar o nosso espaço, nos desenvolver enquanto grupo. Independente de ganhar ou perder, vai ser junto”, pontuou.
LEIA TAMBÉM: Enart 2023: Lomba Grande será o primeiro a se apresentar na noite de sexta-feira
Publicidade
Santos recordou que o trabalho começou em 2021, com apenas quatro pares. Mesmo assim, a manutenção e consistência fez com que mais pessoas fossem agregadas. A decisão de participar do Enart neste ano aconteceu ainda em outubro de 2022. “Desde então, com esse objetivo, fomos participando de rodeios, sempre com boas colocações. Na inter-regional, ficamos em terceiro lugar”, contou.
O grupo, segundo o instrutor, é bem diversificado, com pessoas que têm 15 anos e outras que têm 40. Além disso, apesar da entidade ser de Cachoeira do Sul, há integrantes que moram em Encruzilhada do Sul, Novo Cabrais, Santa Cruz do Sul, e outros municípios da região. “Nossa filosofia é bem clara: precisa estar comprometido”, disse. Para a engrenagem funcionar em harmonia, a coordenação de Elisabete Batista Machado também é importante.
LEIA TAMBÉM: Enart 2023: Independência Gaúcha sonha em chegar à finalíssima neste ano
Publicidade
Lanças no palco do Enart
A prioridade do CTG Lanceiros do Sul, definida lá em outubro de 2022, foi construir um trabalho consistente. Por isso, o instrutor Anderson Santos, com o apoio de Cristina Severo, optou por começar a montar as nove danças necessárias para competir na Força B. “Algumas percebemos que não encaixaram no grupo, aí pudemos trocar e construir da melhor forma”, analisou.
A temática a ser apresentada no Enart 2023 surgiu no decorrer do trabalho. Ao olhar para o brasão do CTG Lanceiros do Sul, a figura de duas lanças chamou a atenção do instrutor. De imediato, conversou com o coreógrafo Ederson Vergara, responsável pelas danças de entrada e saída da invernada adulta, que topou a ideia de contar a história desse instrumento de combate, mas que também representa a união. E é isso que os Lanceiros vão mostrar no palco da Força B. “São coreografias bem fortes”, antecipou.
LEIA TAMBÉM: Enart 2023: confira a ordem de apresentação dos grupos de Danças Tradicionais
Publicidade
Os familiares e amigos dos integrantes do CTG Lanceiros do Sul já tiveram a oportunidade de conhecer a pilcha e a coreografia de entrada, apresentadas pela primeira vez na pré-estreia, realizada antes da inter-regional, disputada em Cacequi, em agosto. No dia 15 de novembro, no entanto, haverá um ensaio aberto, no qual vão apresentar a coreografia de saída, novidade para o Enart. “Vamos usar traje atual. As prendas têm um vestido bordô com creme e os peões vão usar bombacha, colete, chapéu”, relatou.
LEIA AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS DO PORTAL GAZ
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade