A obra do Cristo Acolhedor, em Sobradinho, na região Centro Serra, está em fase de finalização. Na manhã desta segunda-feira, 6 de novembro, teve início a pintura da escultura, localizada no alto da Granja do Silêncio, às margens da ERS-400. O monumento possui 24 metros ao total, sendo 20 metros da estátua e 4 metros da base.
Se o tempo colaborar, a pintura deve ser finalizada ainda nesta semana pela equipe da Realiize Incorporadora e Construtora Ltda., de Santa Cruz do Sul, que tem atuado na obra desde o início. A tinta é especial, emborrachada, para suportar sol e chuva, e a cor foi definida pelo escultor seguindo a coloração do Gabinete do Prefeito, após uma visita do mesmo ao Centro Administrativo.
Em entrevista para a Gazeta, diretamente do local da obra, o prefeito Armando Mayerhofer e o vice-prefeito Ivan Trevisan comentaram sobre o estado atual da construção e o entorno do monumento, cujo projeto deve estar finalizado nos próximos dias para que essa nova etapa tenha início. “Esperamos que possamos finalizar ainda nesta semana. Vai ficar realmente muito bonito. A gente olha para essa imagem e ela nos transmite um ânimo, paz, com os braços abertos como se estivesse a acolher a gente”, ressalta o prefeito.
Publicidade
Detalhes finais da parte artística, como os pés da estátua, foram concluídos pelo escultor Markus Moura nos últimos dias. Ele, que é natural do Ceará e também foi responsável pela escultura do Cristo Protetor de Encantado, teve o acompanhamento de familiares atuando neste trabalho.
No decorrer dos próximos dias também deverão ser instalados o guarda-corpos no entorno da estátua e corrimão nas escadas. Ainda nessa fase serão instalados para-raios nos braços e na cabeça da estrutura.
O investimento na obra, que iniciou em dezembro de 2022, gira em torno de 1,5 milhão de reais. Segundo o prefeito Armando Mayerhofer, o projeto para a execução do entorno do Cristo Acolhedor deve ser concluído pelo engenheiro da Prefeitura nos próximos dias. Para as obras de infraestrutura, segundo ele, já há um recurso depositado no valor de 500 mil reais, destinados através de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes. Finalizando o projeto, na sequência deve-se abrir o processo de licitação. Nesta etapa constam aspectos como iluminação, estacionamento, pavimentação, colocação de bancos, floreiras, entre outros.
Publicidade
Mayerhofer salienta que a expectativa é poder inaugurar o monumento do Cristo Acolhedor, com a primeira fase de infraestrutura, próximo da Páscoa de 2024, que será no fim de março.
As visitas ao monumento têm se intensificado. Mesmo com as obras em andamento, o movimento é constante, principalmente aos finais de semana. A visão da cidade e o pôr do sol são atrativos que se complementam à obra.
CONFIRA A ENTREVISTA
LEIA MAIS NOTÍCIAS DE CENTRO SERRA
Publicidade
Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!