O Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires, sediará ao longo deste fim de semana o 4º Festival de Balonismo. O evento, iniciado na quarta-feira, 1º, tem a expectativa de reunir um bom público e, obviamente, de colorir o céu com os balões tão logo haja uma trégua na instabilidade. A previsão é de que não chova a partir deste sábado e domingo, 4 e 5. Na quinta, 2, a chuva impediu a realização dos voos que estavam previstos. Nesse ano, 12 pilotos confirmaram participação.
Com entrada gratuita durante toda a programação, o público poderá assistir aos voos, shows musicais e atrações artísticas, além da feira comercial, de artesanato e das agroindústrias. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Nelsoir Battisti, o Festival de Balonismo é um evento familiar e a gratuidade, um incentivo a mais para a comunidade em geral participar.
LEIA MAIS: Confira a programação do Festival do Balonismo de Venâncio Aires
Publicidade
Nessa quinta-feira, 2, à tarde, por exemplo, a família da farmacêutica Carin Rehbein, 40 anos, de Venâncio Aires, aproveitou para conferir as atrações que estavam programadas. No espaço da praça de alimentação, ela e o marido, o funcionário público Paulo Roberto Fischer, 40 anos, estavam com os três filhos – Benício, de 3 anos e meio, e os gêmeos Afonso e Antônio, de 11 meses. Eles aguardavam pela apresentação de bonecos e pelas pinturas de rostos que estavam programadas. Para Roberto, eventos como o Festival de Balonismo são uma oportunidade para as pessoas conhecerem o município. “Os balões são um atrativo a mais e, além disso, há diversas opções de diversão no local. É uma opção de lazer para a família”, disse. Já Carin observou a importância da realização de eventos desse porte. “Venâncio Aires é carente disso. Então, é muito bom que tenha mais atividades como essa.”
O casal, que participa regularmente de eventos no Parque do Chimarrão, não escondia a expectativa pelos voos de balão e, a exemplo dos organizadores, estava na expectativa pelo cessar da chuva. O mesmo se via entre os expositores. Junto à praça de alimentação, o proprietário da Morticia Express – empresa que faz a locação de tanques para choperias e cervejarias –, Fernando Wachholtz, de Santa Clara do Sul, esperava pelo aumento do volume de vendas a partir da melhora no tempo. Representando a cervejaria Max Haus, de Venâncio Aires, ele disse que a expectativa inicial é de vender pelo menos 2 mil litros de chope durante o evento. Dentre os três tipos oferecidos, o destaque foi o chope de vinho, com sabor mais adocicado, e igualmente preparado de forma artesanal.
LEIA TAMBÉM: Organização do Festival de Balonismo já planeja retorno a Santa Cruz no próximo ano
Publicidade
Otimismo na feira comercial e na agroindústria
O espaço da feira comercial, no Ginásio de Exposições, conta com cerca de 60 expositores. Além de empresas do município, marcam presença lojistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul e também de Santa Catarina e São Paulo. Entre eles está Tailine Ferreira, 25 anos, representante da franquia de doces artesanais Caravana do Marrocos, de Passo de Torres, em Santa Catarina. Com um estande abarrotado de cocadas, o espaço prende a atenção do público pelo tamanho dos doces (cada disco de cocada pesa 25 quilos). “Trouxe 400 quilos de cocada com frutas (abacaxi, damasco, maracujá e ameixa) e de cocada com chocolate (belga e italiano). Também tem a opção zero açúcar”, detalhou.
Pela primeira vez em Venâncio Aires, Tailine disse que a expectativa está voltada para sábado e domingo, já que tem previsão de melhora do tempo. Na mesma torcida está Ademir da Silva, 56, proprietário da Embutidos Coloniais Tangerinas, de Linha Tangerinas, interior de Venâncio Aires. No espaço da agroindústria familiar, que reúne cerca de 20 expositores no Pavilhão Agropecuário Leci Siebeneichler, na chamada parte baixa do Parque do Chimarrão, ele estima vender 400 quilos de linguiça suína e mista até domingo.
LEIA TAMBÉM: Festa das Orquídeas terá lançamento oficial em novembro
Publicidade
Ele conta que participa de feiras do gênero há 16 anos e que tudo começou em uma edição da Fenachim, realizada no local. “As vendas ainda estão devagar, mas espero que melhore. É uma vitrine para mostrar o trabalho. Foi aqui que tudo começou”, acrescentou. Com produção própria, ele vende semanalmente em torno de 4 mil quilos de embutidos e abastece supermercados e açougues de Venâncio Aires, Santa Cruz do Sul, Rio Pardo, Passo do Sobrado, Vale Verde, Lajeado e Santa Clara. O espaço das agroindústrias também tem a venda de pães, bolachas, conservas e mel, dentre outros. Também marcam presença expositores de floriculturas e de viveiros de plantas.
A realização do Festival de Balonismo é da Folha do Mate e da Terra FM e tem parceria e patrocínio da Prefeitura de Venâncio Aires, com apoio da Jung Balonismo e da Federação Gaúcha de Balonismo (FGB).
Para voar
As pessoas interessadas em fazer voos de balão durante o festival devem agendar com Sérgio Jung pelo telefone (51) 99877-6063. A duração é de 45 minutos e tem um custo de R$ 450,00 por pessoa.
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙
Publicidade