Rádios ao vivo

Leia a Gazeta Digital

Publicidade

FIQUE ATENTO

Saiba quais serão as regras de pesca na região durante a piracema

Foto: Alencar da Rosa/Banco de Imagens

Agentes da Patrulha Ambiental vão monitorar os pontos de pesca em rios e lagos

O período da piracema – época de migração e reprodução dos peixes – inicia-se nesta quarta-feira, 1º, e segue até o dia 31 de janeiro do ano que vem. Diante disso, pescadores da região devem ficar atentos, pois as regras para a pesca em lagos e rios são mais rígidas. A medida visa contribuir com a preservação das espécies.

Na região, a fiscalização é realizada pela Patrulha Ambiental da Brigada Militar (Patram) de Rio Pardo. Conforme o soldado Daniel Scremin, nesta época, a pesca não é diretamente proibida. “Ela pode ser realizada de forma científica, com autorização do Ibama, e de forma profissional ou amadora.” Para estas duas últimas opções, a pessoa deve estar cadastrada junto à Secretaria de Agricultura de cada município.

LEIA TAMBÉM: Polícia Militar Ambiental apreende mais de 1 mil metros de redes no Rio Jacuí

Publicidade

Outra regra é relacionada à quantidade de peixes. “A pessoa pode pegar até cinco quilos em um dia. Além disso, deve-se ficar atento ao tamanho e à espécie”, ressalta. Scremin alerta que para a atividade apenas é permitido um anzol em linha. Redes e outros apetrechos capazes de captar mais de um peixe são proibidos. “Vale lembrar que temos espécies proibidas para a prática o ano todo, como o Dourado, que está em extinção.”

Conforme informações da Patram, quem for flagrado operando de forma ilegal irá responder nas esferas criminal, civil e administrativa, e terá todo o material de pesca apreendido, com registro na Delegacia de Polícia. “Teremos de duas a três ações de fiscalização neste início. Depois, o trabalho ocorrerá de forma aleatória”, completa.

LEIA TAMBÉM: Parques de Santa Cruz passam a funcionar em novo horário a partir desta quarta-feira; confira

Publicidade

Ainda conforme o órgão, o pescador deve ficar atento aos locais, que devem estar a no mínimo 1,5 mil metros de distância da jusante e a montante das barragens de Amarópolis e Dom Marco, no caso do Rio Jacuí. No curso de água, a fiscalização ocorre até a divisa de Cachoeira do Sul e de São Jerônimo.

Como denunciar

Quem souber de (ou flagrar) alguma pesca irregular pode realizar denúncia junto à Patram pelos seguintes contatos telefônicos: 98415 0206 e 3731 4822. Para enviar fotos está disponível o e-mail [email protected].

LEIA MAIS NOTÍCIAS DA REGIÃO

Publicidade

Quer receber as principais notícias de Santa Cruz do Sul e região direto no seu celular? Entre na nossa comunidade no WhatsApp! O serviço é gratuito e fácil de usar. Basta CLICAR AQUI. Você também pode participar dos grupos de polícia, política, Santa Cruz e Vale do Rio Pardo 📲 Também temos um canal no Telegram! Para acessar, clique em: t.me/portal_gaz. Ainda não é assinante Gazeta? Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Aviso de cookies

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Para saber mais, consulte a nossa Política de Privacidade.