Passadas as emoções da 38ª Oktoberfest e da Procissão das Criaturas, o comércio em Santa Cruz do Sul direciona a atenção para as festividades de fim de ano, especialmente o Natal. O período, aguardado com ansiedade por muitos, promete movimentar lojas e demais setores. Na área central, enquanto comemora as vendas pelo Dia da Criança, a comerciante Edinete Freitas aguarda a chegada de mais uma remessa de mercadorias e novidades. “Acreditamos que o crescimento nas vendas seja semelhante ao que tivemos em outubro, com incremento de 13%”, diz.
Antes disso, porém, ela se prepara para o próximo Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart), que também deve movimentar o município, no fim de novembro. Com 15 anos de loja, a comerciante acredita que os eventos, aliados aos horários diferenciados de atendimento, são fundamentais para os bons resultados e para a atração de público. “Tenho muitos clientes de diferentes municípios da região que vêm para cá, como Pantano Grande, Encruzilhada do Sul, Sobradinho e Candelária”, complementa.
LEIA TAMBÉM: Cruz símbolo do município vai ganhar projetores e nova iluminação
Publicidade
Da mesma forma, o fluxo nas lojas com produtos de decoração começa a se intensificar. No Oba Oba, a sala ambientada foi aberta na segunda quinzena de setembro. No espaço, o clima natalino está presente em todos os detalhes. São almofadas, peças de cerâmica, adornos, guirlandas, pelúcias, globos e luzes, entre outras opções, para ornamentar aos ambientes. Para este ano, a loja também deve apostar na locação de árvores de Natal, o que já foi sucesso em 2022. A proprietária, Marilene Aguiar Pacce, acredita que as vendas serão similares às registradas no calendário anterior. “As pessoas estavam retomando as confraternizações em família. Foi um ano bom”, recorda.
Na Gasima, que atua com materiais elétricos, a expectativa é de incremento nas vendas, afirma o gerente Leandro Valter Gerlach. “Neste ano colocamos os artigos natalinos à venda no início de outubro e até agora tivemos uma sinalização bem positiva”, ressalta. De acordo com ele, os modelos, cada vez mais atraentes visualmente, modernos e com bons preços, têm incentivado os consumidores a investirem neste segmento. “Alguns tipos, inclusive, já esgotaram”, revela.
LEIA TAMBÉM: Feriado altera o funcionamento dos supermercados e serviços em Santa Cruz; veja
Publicidade
Nas lojas Afubra, o clima também é de otimismo. De acordo com a gerente da unidade Ana Nery, Jaqueline Jardim, nos dois últimos meses do ano espera-se, inclusive, superar as expectativas. “Outubro foi um mês muito satisfatório. E agora ainda teremos a inauguração da seção de móveis, na próxima sexta-feira”, revela.
Momento de recuperar o caixa e fechar o ano com “mais fôlego”
A direção da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) também está confiante. “As operações vão ajudar a recuperar o fluxo de caixa e tentar terminar 2023 com um pouco de fôlego”, afirma o presidente Ricardo Bartz. Ele lembra que a expectativa se renova em virtude do 13º salário e das férias. Há ainda aqueles que visualizam oportunidades de trabalho com as vagas temporárias.
LEIA TAMBÉM: Saiba quais os melhores horários para pegar a estrada neste feriadão
Publicidade
“Os setores que mais devem contratar são as lojas de vestuário, calçados e supermercados”, afirma Bartz. Ele lembra que, além do comércio, outros segmentos se preparam para o período. “A área de material de construção, por exemplo, vem aquecendo em função de reformas e reparos realizados nas residências, e que devem se intensificar”, reforça.
Com base no desempenho da economia, especialmente no segundo semestre, acompanhada do índice de inadimplência, que registrou estabilidade desde agosto, o varejo espera um fim de ano positivo, afirma o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode. “A queda discreta na inflação e a estabilidade no mercado de trabalho tendem a elevar a confiança das famílias, fator sempre decisivo para impulsionar as vendas, independente da época do ano”, diz.
LEIA TAMBÉM: Parques de Santa Cruz passam a funcionar em novo horário a partir desta quarta-feira; confira
Publicidade
Em relação aos horários especiais de atendimento, o Sindilojas e o Sindicato dos Comerciários seguem em negociação. “Acreditamos que, nos próximos dias, teremos a orientação ao lojista e ao consumidor para que ambos possam se preparar e programar suas compras”, afirma Spode.
Campanha
A CDL espera a adesão de lojistas para uma grande campanha alusiva ao Natal, com mais de R$ 35 mil em prêmios, entre eles uma moto zero-quilômetro. Até a promoção do Dia dos Pais, em agosto, foram distribuídas mais de 400 mil cartelas. Até o dia 26 de dezembro, quando ocorre o sorteio final, a expectativa da entidade é chegar a 1 milhão de cupons.
LEIA MAIS SOBRE SANTA CRUZ DO SUL
Publicidade
Chegou a newsletter do Gaz! 🤩 Tudo que você precisa saber direto no seu e-mail. Conteúdo exclusivo e confiável sobre Santa Cruz e região. É gratuito. Inscreva-se agora no link » cutt.ly/newsletter-do-Gaz 💙